AÇORES

Ataque à autonomia

O Secretariado Regional da Direcção Regional do PCP Açores (DORAA), reunido na sexta-feira em Ponta Delgada, alertou para o «maior ataque de que há memória» à autonomia açoriana, consubstanciado no «memorando de entendimento que o Governo Regional celebrou com o Governo da República, que fez suspender as competências autonómicas.

«O Governo Regional já não tinha como esconder a sua subserviência a Lisboa, justificada na recusa sistemática aos desafios do PCP para que a Região utilizasse as competências autonómicas para minimizar os efeitos do pacto de agressão de que o País está a ser vítima», acusa a DORAA, salientando que o «memorando de entendimento» agora formalizado com a República é, também, «o reconhecimento público da falência das políticas do governo PS» nos Açores.

Os comunistas classificam ainda de «hipocrisia política» as declarações do PSD e do CDS sobre o «memorando de entendimento». «São os partidos troikistas – o PS, o PSD e o CDS – os responsáveis pela suspensão das competências autonómicas, é a estes partidos e não outros que as açorianas e os açorianos terão de pedir responsabilidades políticas, são estes partidos e não outros que terão de ser penalizados eleitoralmente», defende o PCP.



Mais artigos de: Breves PCP

Risco iminente

A Comissão Concelhia de Ovar manifestou o seu desagrado pela situação de atraso na construção da Ecopista do Atlântico, «cujos passadiços, cerca de uma dezena, estão por completar, sem que se saiba quando o serão» e «com a Câmara a...

Alerta amarelo!

Em comunicado à população, a Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP dá conta de um problema concreto na cidade, pelo facto de não funcionarem ou se encontrarem com luz amarela intermitente os semáforos da Avenida Xanana Gusmão, a principal via de acesso entre a...