AÇORES

Ataque à autonomia

O Se­cre­ta­riado Re­gi­onal da Di­recção Re­gi­onal do PCP Açores (DORAA), reu­nido na sexta-feira em Ponta Del­gada, alertou para o «maior ataque de que há me­mória» à au­to­nomia aço­riana, con­subs­tan­ciado no «me­mo­rando de en­ten­di­mento que o Go­verno Re­gi­onal ce­le­brou com o Go­verno da Re­pú­blica, que fez sus­pender as com­pe­tên­cias au­to­nó­micas.

«O Go­verno Re­gi­onal já não tinha como es­conder a sua sub­ser­vi­ência a Lisboa, jus­ti­fi­cada na re­cusa sis­te­má­tica aos de­sa­fios do PCP para que a Re­gião uti­li­zasse as com­pe­tên­cias au­to­nó­micas para mi­ni­mizar os efeitos do pacto de agressão de que o País está a ser ví­tima», acusa a DORAA, sa­li­en­tando que o «me­mo­rando de en­ten­di­mento» agora for­ma­li­zado com a Re­pú­blica é, também, «o re­co­nhe­ci­mento pú­blico da fa­lência das po­lí­ticas do go­verno PS» nos Açores.

Os co­mu­nistas clas­si­ficam ainda de «hi­po­crisia po­lí­tica» as de­cla­ra­ções do PSD e do CDS sobre o «me­mo­rando de en­ten­di­mento». «São os par­tidos troi­kistas – o PS, o PSD e o CDS – os res­pon­sá­veis pela sus­pensão das com­pe­tên­cias au­to­nó­micas, é a estes par­tidos e não ou­tros que as aço­ri­anas e os aço­ri­anos terão de pedir res­pon­sa­bi­li­dades po­lí­ticas, são estes par­tidos e não ou­tros que terão de ser pe­na­li­zados elei­to­ral­mente», de­fende o PCP.



Mais artigos de: Breves PCP

Risco iminente

A Comissão Concelhia de Ovar manifestou o seu desagrado pela situação de atraso na construção da Ecopista do Atlântico, «cujos passadiços, cerca de uma dezena, estão por completar, sem que se saiba quando o serão» e «com a Câmara a...

Alerta amarelo!

Em comunicado à população, a Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP dá conta de um problema concreto na cidade, pelo facto de não funcionarem ou se encontrarem com luz amarela intermitente os semáforos da Avenida Xanana Gusmão, a principal via de acesso entre a...