Deliberação de reivindicação
Por proposta da CDU, as assembleias de freguesia de Charneca da Caparica e do Pragal, concelho de Almada, aprovaram uma deliberação em defesa do Poder Local democrático e contra a extinção de freguesias. «A realidade com que somos confrontados leva a que não nos possamos calar face à denominada Reorganização Administrativa da Administração Local, porque esta é baseada em critérios artificialmente criados, em interesses meramente economicistas, e ignora a história, a vivência e a tradição de cada local, negando à população séculos de história da sua existência», salientam aqueles dois órgãos autárquicos, que apelam à Câmara e à Assembleia Municipal de Almada para que se pronunciem contra a extinção de freguesias. De igual forma, reclamam das forças político partidárias com assento na Assembleia da República que «rejeitem, com o seu voto, os projectos que em concreto visem a liquidação de freguesias, defendendo assim a identidade local, a proximidade às populações, o desenvolvimento e a coesão territorial».
Em Albergaria-a-Velha, a Comissão Concelhia do PCP manifestou-se, em nota à comunicação social, «profundamente preocupada» com a Lei em curso da reforma autárquica, que «provocará alterações profundas no plano das freguesias e dos municípios». Neste sentido, o PCP fez a distribuição de um documento aos munícipes que estiveram presentes no Dia da Freguesia de Albergaria-a-Velha, onde se apela à luta em defesa da continuidade da Freguesia.
«Não podemos permitir que nos tirem o órgão de maior proximidade com as populações. A extinção da Freguesia de Albergaria implicaria que fosse gerida pela Câmara Municipal», alertam os comunistas, lembrando que foi a autarquia que «permitiu o fim das urgências, o encerramento de escolas básicas, a privatização da água, entre outras manobras que prejudicaram em muito a qualidade de vida da nossa população».