- Nº 2016 (2012/07/19)

Frente Comum mobiliza para dia 26

Trabalhadores

Para a próxima quinta-feira, 26, a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública decidiu convocar uma iniciativa de luta, frente ao Ministério das Finanças, para a qual vai mobilizar dirigentes e delegados sindicais.

A decisão consta da resolução divulgada após a reunião da comissão coordenadora daquela estrutura, no dia 13, onde são retomadas as considerações avançadas dias antes à comunicação social sobre a declaração de inconstitucionalidade do roubo dos subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores em funções públicas e a todos os aposentados e reformados que auferem mais de 600 euros. Para a coordenadora da Frente Comum, manter este roubo é uma decisão que «coloca o poder político fora da lei».

«Considerando a necessidade da luta geral de todos os trabalhadores portugueses por uma nova política», a Frente Comum «manifesta a sua disponibilidade para apoiar a realização de uma grande acção geral de luta, em articulação com a CGTP-IN, durante o mês de Outubro».

Na resolução declara-se ainda a determinação de prosseguir a luta para que o roubo do subsídio de Natal de 2012 não se verifique, para que sejam repostos «os roubos já efectuados no subsídio de Natal de 2011 e no subsídio de férias de 2012, bem como em salários e pensões», para que se mantenha a actualização anual das remunerações e pela defesa da escola pública, do poder local democrático e do Serviço Nacional de Saúde.