Solidariedade com greve
A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP está solidária com os trabalhadores corticeiros da ICL e da ICAL, em luta pelo pagamento dos salários em atraso. No comunicado, de dia 10, os comunistas reclamam dos organismos competentes e do Governo «uma rápida intervenção para que a legalidade seja reposta nestas empresas e os salários em falta sejam totalmente pagos».
O PCP salienta que a greve foi o recurso que os operários do grupo Joaquim Lima encontraram para fazer valer os seus direitos, uma vez que a entidade patronal fez muitas promessas e assumiu muitos compromissos, que não cumpriu. Os comunistas acrescentam ainda que os trabalhadores destas unidades industriais «não podem ser responsabilizados e muito menos penalizados pelos erros ou má gestão da respectiva administração».
Entretanto, o PCP apresentou na Assembleia da República um requerimento sobre esta questão. O deputado Jorge Machado pretende saber que medidas pretende o Ministério da Economia tomar para que a legalidade seja reposta e, no imediato, o que pretende fazer para os os salários sejam pagos e os postos de trabalho assegurados.