Editorial

O PARTIDO<br>A FESTA

Tal como, nos tempos do fascismo, dizer O Partido bastava para se designar o PCP, também hoje, dizer A Festa é suficiente para...
Opinião
A talhe de foice

Abençoado

A UGT já encontrou o sucessor de João Proença, apesar da passagem do testemunho só ocorre formalmente para o ano....
PCP

Tempo de acção reivindicativa e luta

O Pacto de Agressão tem como linha essencial o agravamento da exploração, num processo em que o grande capital usa o condicionamento ideológico, a chantagem com o desemprego e a precariedade, a acção directa nas empresas e locais de trabalho e o ataque à contratação colectiva e à legislação laboral que é alvo de um novo e grave retrocesso.

Crónica Internacional

Brincar com o Fogo

Em Maio, os estaleiros da Howaldtswerken-Deutsche Werft (HDW) situados na cidade de Kiel, no Norte da Alemanha, forneceram a Israel o quarto...
Actual

Ali, Babá e os 40 coisos

Terão sido cerca de 40 os membros do governo que na sala D. João IV, também conhecida pela sala de baile do...
Actual

Alterna quê?

Como cogumelos, surgem por aí iniciativas com o anunciado propósito de juntar forças, de projectar alternativas....
Em Foco

Contra o rumo dos roubos

Mais de seis mil pessoas participaram na manifestação que a FNSFP/CGTP-IN promoveu em Lisboa, no dia 22, para deixar no Tribunal Constitucional e na residência do primeiro-ministro uma clara mensagem de repúdio, pela concretização do não pagamento dos subsídios de férias, e também de luta, em defesa dos direitos que o Governo quer roubar aos trabalhadores, com a alteração do Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas, e pela mudança da política que determina estas medidas.

PCP

Organizar, resistir, lutar

Sempre «com os trabalhadores e o povo», realizou-se em Alpiarça, no domingo, a IX Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP, que contou com a presença do Secretário-geral, Jerónimo de Sousa.

Regresso aos flagelos sociais

Os comunistas estão preocupados com a evolução do quadro internacional e da situação do País, relativamente às questões da toxicodependência e do narcotráfico.

O legado do PS

A Câmara de Évora está entre as 53 autarquias que se encontram em desequilibro financeiro estrutural, situação que preocupa os comunistas, que acusam o PS de «gestão ruinosa».

Maternidade é para manter

A DORPOR do PCP regista com agrado o facto de a Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente se...

<i>Inês Vai Morrer</i>

A Editorial Avante! vai publicar o apaixonante livro Inês Vai Morrer, de Renata Viganó, uma das obras literárias mais...
Trabalhadores

Luta na ementa

Em defesa do contrato colectivo (CCT) e dos direitos, por melhores salários e condições de trabalho, contra a precariedade, os horários escravizantes e as alterações à legislação laboral, os trabalhadores das cantinas, refeitórios e fábricas de refeições protestam hoje em Lisboa.

<i>Buraco</i> escorre para os bancos

Nas contas de 2011 da STCP, da Refer e da CP, fica claro que o problema financeiro das transportadoras integradas no sector empresarial do Estado está nos milhões de euros pagos em juros à banca.

Militares não desarmam

Em defesa da dignidade da condição militar, as associações Nacional de Sargentos (ANS) e de Praças (AP)...

CGTP-IN debate Segurança Social

Hoje, às 10 horas, no Auditório do Montepio Geral, em Lisboa, realiza-se um debate, promovido pela CGTP-IN, com o tema «A...
Assembleia da República

Há uma política alternativa!

Há razões, todas as razões e mais uma, para reprovar a política deste Governo, rejeitar o pacto de agressão. Se dúvidas houvesse, foram desfeitas esta segunda-feira no debate da moção de censura com a qual o PCP deu expressão política no Parlamento a esse sentimento crescente de indignação e protesto contra uma política que está a dar cabo da vida dos portugueses e do País, que lhes «rouba o presente e o futuro».

Uma política contra o mundo rural

Razões de queixa e fortes continuam a ter os agricultores e as populações do interior e do mundo rural, com o futuro ensombrado por uma política que os deixa desprotegidos e, bastas vezes, os leva à ruína.

Nem combate ao flagelo nem política de protecção

O PCP voltou a chamar a atenção para a situação dramática de milhares de famílias atingidas pelo desemprego (muitas com os dois membros do agregado nessa situação), acusando o Governo de nada fazer nem para combater o flagelo nem para proteger os que vivem esse infortúnio.

Fracassos orçamentais

A admissão pelo ministro das Finanças de que as metas orçamentais podem não ser cumpridas é a...

Estudar é para quem paga

A maioria PSD-CDS-PP inviabilizou o projecto de resolução do PCP relacionado com o abandono escolar e os empréstimos...

Canal Parlamento em sinal aberto

Foi recentemente aprovado, por unanimidade, um projecto de resolução subscrito por todos os partidos com assento parlamentar que...
Nacional

Governo estrangula Cultura

A deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE), Inês Zuber, participou nos dias 20 e 21 de Junho numa delegação da Comissão da Cultura e Educação do PE a Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.

Lei dos «despejos»

Mais de 400 pessoas participaram, no dia 18 de Junho, em Lisboa, numa assembleia de inquilinos, onde manifestaram o seu descontentamento com a Lei das Rendas, já aprovada pela maioria PSD/CDS.

MDM indignado com Cavaco Silva

A Plataforma em Defesa da Maternidade Alfredo da Costa pediu, antecipadamente, ao Presidente da República para ser recebida no dia 21...
Europa

Marcha negra pelo futuro

Depois de mais de um mês em greve e de cortes de estrada e duros confrontos com a polícia, mineiros de várias regiões de Espanha iniciaram, dia 22, uma marcha negra até Madrid, em defesa das minas e dos postos de trabalho.

Derrotar Monti

A União Sindical de Base (USB) convocou, dia 22, uma greve geral em Itália, que teve forte adesão em várias regiões do país, em particular nas cidades de Roma e Milão, onde se realizaram manifestações com milhares de pessoas.

TC legaliza Sortu

O partido da esquerda independentista basca, Sortu, cujo processo de inscrição foi recusado, há cerca de ano e meio, pelo...

Chipre negoceia empréstimos

Num quadro caracterizado por grandes pressões, o governo cipriota formalizou, dia 25, a intenção de solicitar um...

Comissão do PE rejeita ACTA

A Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu (PE) recomendou, dia 21, a rejeição do Acordo Comercial...
Internacional

Capital terrorista afasta Fernando Lugo

Em menos de 24 horas o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi afastado pelos partidos representantes da oligarquia nacional e estrangeira. O golpe de Estado é contestado pelo povo paraguaio e pelas vizinhas nações sul-americanas.

Bolívia alerta

Paralelamente ao golpe de Estado no Paraguai, na Bolívia as reivindicações salariais dos polícias estão a...

Capitalismo não é solução

O PCP considera que «em torno da Cimeira Rio+20 se quis afirmar a concepção de que se poderá salvar o ambiente...
Temas

Desmontar a mentira para combater<br> a alienação e dinamizar a luta

Repetir evidências passou a ser uma necessidade no combate à alienação das grandes maiorias, confundidas e manipuladas pelos responsáveis da crise de civilização que atinge a humanidade.

Talvez nunca antes a insistência em iluminar o óbvio oculto tenha sido tão importante e urgente porque a falsificação da História e a manipulação das massas empurra a humanidade para o abismo.

A Grande Greve do Couço

Em Junho de 1958, aquando das eleições para a Presidência da República e depois de Arlindo Vicente ter promovido a união da sua candidatura à do General Humberto Delgado, tendo em conta a necessidade do reforço das posições democráticas, o povo do Couço, tal como milhares de portugueses, mobilizou-se contra o fascismo, organizado pelo seu Partido de sempre, o PCP.

No dia 23 de Junho, para assinalar os 54 anos das lutas do povo do Couço acontecidas em 1958, o ano da Grande Greve, a Comissão de Freguesia do PCP levou a cabo uma caminhada de memória pelos locais dos grandes acontecimentos dessas heróicas jornadas de luta.

<i>Banco de Portugal</i> na campanha ideológica da direita

O Banco de Portugal divulgou recentemente um «estudo», depois utilizado pelos media, que procura criar a ideia na opinião pública de que o aumento do desemprego se deve à rigidez dos salários, na linha do comunicado da troika divulgado após a 4.ª avaliação de Junho de 2012, que afirma que a subida do desemprego em Portugal «foi exacerbada pela antiga rigidez do mercado laboral português».
A «cassete» habitual do FMI e dos seus defensores quando recusam a realidade.

Argumentos
Pontos Cardeais

Tabu mal amanhado

Passos Coelho e Vítor Gaspar não gostam de ser confrontados com a questão que anda na boca de toda a gente: face à...
TVisto

O presidente e as vaias

A televisão deu-nos notícia, por relato breve e imagens distantes, de que ao senhor Presidente da República se lhe...
Aconteceu

«Ninguém é ilegal»

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 23, em Berna contra a política migratória da Suíça, sob o lema geral...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

«Há muitas razões para censurar o Governo e a política que está...