Editorial

AS DIVERSAS FRENTES DE LUTA

Pela quarta vez no espaço de um mês, milhares de trabalhadores vieram à rua manifestar o seu protesto contra a...
Opinião
A talhe de foice

Em aberto

Caso encerrado. Assim classifica o secretário-geral da UGT, João Proença, a promulgação pelo Presidente da...
PCP

Uma impressionante operação de chantagem e diversão

Em vésperas das eleições na Grécia a leitura da imprensa nacional e internacional resulta impressionante. Por um lado a excepcional dimensão das pressões e chantagens sobre o povo grego, sem disfarce, descaradas e ameaçadoras: ou o povo grego se submete às decisões da troika ou descerá aos infernos. Por outro lado a instrumentalização das eleições gregas para uma grande operação de diversão ideológica dirigida aos restantes países da zona euro e da União Europeia, a começar por aqueles que, como Portugal, Irlanda e mesmo Espanha, estão sujeitos aos mecanismos de extorsão impostos pelo FMI, UE e BCE, mas colocando já na mira do grande capital financeiro e especulativo Itália, França, Bélgica e outros.

Actual

«Entalado» está o povo

A moção de censura apresentada pelo PCP e o objectivo que lhe está associado – uma clara exigência de ruptura...
Actual

Greves no controlo aéreo

Os trabalhadores da NAV passaram 2011 a exigir do Governo que este nomeasse uma Administração para a Empresa, pois a anterior...
Crónica Internacional

Inevitável é a luta!

Por mais que sejam escamoteados, objectivamente distorcidos ou atraiçoados, os resultados das recentes eleições...
Em Foco

Prioridade à luta pela ruptura

No sábado, dezenas de milhares de pessoas responderam ao apelo da CGTP-IN e manifestaram-se em Lisboa, contra a exploração e o empobrecimento, assumindo que «a luta por uma nova política constitui uma necessidade e uma prioridade dos trabalhadores e do povo», como se refere na resolução aprovada no final do comício sindical, nos Restauradores.

Cavaco fora da lei

Na segunda-feira à tarde, pouco depois de ser conhecida a decisão do Presidente da República de promulgar o decreto da AR...

Promulgação é «fuga para a frente»

As duas grandes manifestações que a CGTP-IN realizou no Porto e em Lisboa, nos dois últimos sábados, perderão algum valor pelo facto de Cavaco Silva ter promulgado esta segunda-feira as alterações ao Código do Trabalho?

PCP

Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

Contra a exploração e o desemprego. Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos foi o lema do comício de amizade entre o PCP e o PCE realizado no dia 15 em Almada, que contou com a presença dos secretários-gerais dos dois partidos.

A censura está na rua

Image 10740

O PCP está nas ruas do País a explicar as justas razões da moção de censura ao Governo, que será votada na próxima segunda-feira. Hoje há comício na Baixa de Lisboa.

Tarefa de todo o Partido

Image 10721

As jornadas de trabalho da Festa do Avante! começaram no passado fim-de-semana. Até 7 de Setembro, esta é uma tarefa prioritária de todo o Partido.

Aproveitar a barragem do Alqueva

O PCP voltou a apresentar na Assembleia da República um projecto de resolução que prevê a elaboração de um Plano Estratégico para a zona de influência de Alqueva.

Desemprego aumenta no Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP comentou os dados do desemprego divulgados pelo IEFP...

Convívio na Alemanha

Os comunistas portugueses na Alemanha comemoraram os 38 anos da Revolução de Abril na segunda Festa dos Cravos, realizada no dia...

<i>Por Abril, mais PCP</i>

Por Abril, mais PCP foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Coimbra do Partido, que teve lugar no...
Trabalhadores

Contra roubo dos subsídios

Uma manifestação nacional de trabalhadores da Função Pública foi convocada para amanhã, às 14.30 horas, em Lisboa, como forma de protesto contra o roubo dos subsídios de férias e de Natal.

Greves e protestos nos transportes

Nos últimos dias fizeram-se sentir os efeitos das greves parciais na Transtejo e Soflusa, na CP e CP Carga. Outras lutas estão em marcha no sector.

Trabalho digno na lei

O manifesto «Por um trabalho digno para todos», lançado dia 14 por personalidades ligadas ao mundo laboral, manifesta preocupações com as alterações legislativas que desvirtuam o essencial do Direito do Trabalho.

Protestos na Póvoa

Cavaco Silva foi recebido com protestos, no passado sábado, na Póvoa de Varzim, por cerca de cem...

Vitória unitária no <i>BPI</i>

Uma lista unitária, que se candidatou sob o lema «Manter uma CT activa e reivindicativa, para um futuro melhor no BPI»,...

Resistir na <i>Ensul/Meci</i>

Uma delegação de trabalhadores da Ensul/Meci estará hoje de manhã junto ao Tribunal do Comércio de Lisboa...

Respostas firmes

A CDU Açores saudou os assistentes técnicos e assistentes operacionais do Serviço Regional de Saúde, que...

O caso da ANTRAM

A associação patronal do sector de transportes rodoviários de mercadorias «espera pela aprovação do...
Assembleia da República

Basta antes que seja tarde!

O Parlamento discute já na próxima segunda-feira, 25, a moção de censura ao Governo da autoria do PCP. Esta é uma iniciativa que dá corpo ao sentimento de rejeição hoje dominante na sociedade portuguesa sobre o rumo de desastre imposto ao País pelo pacto de agressão e pelas políticas do Executivo PSD/CDS-PP.

IVA varre restauração

A maioria parlamentar que apoia o Governo chumbou o projecto de lei do PCP que visava repor a taxa de 13 por cento de IVA na restauração. É a cegueira completa do PSD e do CDS-PP perante o que se passa à sua volta, nomeadamente sobre o fecho em massa de estabelecimentos e o consequente desemprego de milhares de trabalhadores. Só no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do INE, foram cinco mil as empresas de restauração que encerraram as suas portas lançando para a rua 15 900 trabalhadores.

Mercantilizar a educação

Desresponsabilização do Estado das suas funções sociais, aprofundando o processo de mercantilização e privatização, assim vai o rumo do Governo em matéria de Educação. O mais recente testemunho desta orientação é o diploma que transpõe a directiva Bolkenstein e altera o Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, que esteve dia 6 em debate no Parlamento.

Pesar por Maria Keil

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Maria Keil, no qual é recordada a sua...
Nacional

Todos os votos contam!

A CDU começou a distribuir à população dos Açores o seu «presta contas», onde dá a conhecer a actividade desenvolvida ao longo da presente legislatura.

Espaço de luta e de literatura

Milhares de pessoas, portuguesas e estrangeiras, já visitaram a Fundação Saramago, inaugurada no dia 14 de Junho na presença de várias personalidades da área da cultura e da política, entre eles o Secretário-geral do PCP.

 

Pelo fim dos exames nacionais

Cerca de três mil pessoas deram a cara, em www.facebook.com/groups/399363180106882/, numa «Carta Aberta pelo Fim dos Exames Nacionais», entregue, segunda-feira, na Assembleia da República.

Bolseiros protestam em Coimbra

Para ontem, na Praça D. Dinis, em Coimbra, estava prevista uma iniciativa de protesto contra as medidas desenvolvidas pela...

Cultura na rua!

No dia 23 de Junho, no Porto, o Movimento «Manifesto em Defesa da Cultura», em...

Protesto em Silveiras

Convocada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo (CUSP), uma...

Vigília em Nelas

No dia 11, os movimentos cívicos de Nelas e Carvalhal Redondo, a Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de...
Europa

Entre ameaças e ilusões

Apesar das inaceitáveis pressões, a maioria do eleitorado grego voltou a rejeitar, dia 17, os partidos favoráveis à aplicação do memorando da troika. Juntos, a Nova Democracia e o PASOK somaram menos de 42 por cento dos votos.

O fim do sarkozismo

Os franceses confirmaram a sua aposta em François Hollande, dando a maioria absoluta ao Partido Socialista na segunda volta das eleições legislativas, realizada no domingo, 17.

Internacional

50 organizações exigem fim do bloqueio

43 organizações humanitárias e não-governamentais e sete agências das Nações Unidas exigem que Israel ponha fim ao bloqueio contra a Faixa de Gaza, o qual consideram ser «uma clara violação do direito internacional».

Manobras mantêm regime

Horas depois de encerrarem as urnas da segunda volta das presidenciais no Egipto, o Conselho Superior das Forças Armadas (CSFA) reassumiu plenos poderes no país, procedendo, na prática, a um golpe de Estado.

Temas

<i>Inevitável</i> é a luta dos trabalhadores

A explicação do retrocesso civilizacional em curso assenta em múltiplos argumentos por parte da direita. Os seus arautos, hegemónicos em tudo o que seja comunicação social, no seu afã de condicionar a opinião pública, utilizam um argumentário diversificado em função de cada um dos objectivos pretendidos.

Reiteradamente divinizam o livre funcionamento do mercado, embora, recentemente, face à crise geral do sistema capitalista, tenham hibernado esse argumento por razões meramente tácticas.

Argumentos
História

50 anos depois

Completaram-se no passado mês de Maio cinquenta anos sobre a conquista das oito horas de trabalho...
TVisto

A lucidez revisitada

Sete anos exactos sobre a data da morte de Álvaro Cunhal, telespectador que se tenha aplicado a fazer zapping pelo menos entre os...
Aconteceu

Faleceu Manuel Tainha

O arquitecto Manuel Tainha faleceu, na segunda-feira, 18, em Lisboa, aos 90 anos de idade, deixando várias...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

«É da maior importância para o país que se preserve a estabilidade...