Hollande anuncia retirada

O presidente francês, François Hollande, anunciou, dia 9, o início da retirada das tropas do Afeganistão já no próximo mês de Julho, devendo estar concluída até ao final do ano.

A alocução realizou-se horas depois de um destacamento francês, em operações na província afegã de Kapisa, ter sido alvo de um ataque que provocou a morte de quatro soldados gauleses e do tradutor afegão, bem como ferimentos em outros cinco, três dos quais com gravidade.

A França dispõe actualmente de 3400 militares no terreno e a sua retirada total, dois anos antes do previsto pela NATO, foi prometida pelo actual chefe de Estado durante a recente campanha eleitoral.



Mais artigos de: Breves Europa

França volta à recessão

O Banco de França reviu em baixa, dia 8, a previsão de crescimento, indicando agora que a actividade económica deverá contrair-se 0,1 por cento, no segundo trimestre do ano, em vez de ficar estagnada (0%) como antes esperava. Trata-se da primeira contracção desde a...

Economia grega afunda-se

O produto Interno Bruto da Grécia caiu 6,5 por cento no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos, segundo os dados oficiais publicados dia 8. Este resultado põe em causa as previsões do Banco da Grécia, que apontavam para uma quebra da actividade económica anual de...