- Nº 2008 (2012/05/24)

Encontro nacional de bombeiros

Trabalhadores

Com cerca de uma centena de participantes, realizou-se no sábado, dia 19, na sede do sindicato, em Lisboa, o 4.º Encontro Nacional de Bombeiros do STAL. Dos principais temas em discussão, sintetizados na resolução aprovada no final dos trabalhos, o sindicato destaca a precariedade laboral, os direitos dos bombeiros, a organização e o financiamento deste serviço público indispensável.

No encerramento, o presidente do STAL reafirmou a determinação do sindicato na luta pela dignificação dos bombeiros profissionais e dos trabalhadores das associações humanitárias, recordando que este é um sector desvalorizado a nível profissional. Este problema é agravado pela crescente precariedade nas associações humanitárias e pelo ataque que vem sendo desenvolvido contra o Poder Local, pelas fortes dificuldades de financiamento destas entidades e pela inexistência de uma política de organização de todo o sector da protecção civil.

Na resolução defende-se a criação de uma carreira única de bombeiro profissional, o respeito pelos direitos dos trabalhadores (designadamente, ao nível dos horários de trabalho, carreiras e salários), a valorização de todos os bombeiros (sapadores, municipais e profissionais das associações humanitárias), a melhoria da formação profissional e a definição de critérios objectivos de financiamento.

 

Lisboa

 

Numa carta enviada dia 18 a António Costa, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa defendeu que a reestruturação posta em marcha pelo comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros seja suspensa. «O RSB adquiriu um know-how de mais de seis séculos de existência, que não pode ser posto em causa com reestruturações que, para além de colocarem em causa o socorro, tentam camuflar as verdadeiras dificuldades», afirma-se na missiva, divulgada pelo STML/CGTP-IN no seu sítio na Internet.

O sindicato pediu ao presidente da Câmara a marcação urgente de uma reunião.