Editorial

TEMPO DE LUTAR, TEMPO DE VENCER

O agravamento constante da situação económica e social confirma todos os dias o rumo de desastre nacional imposto pela...
Opinião
Actual

Sobre uma dita esquerda livre

Com o habitual eco na comunicação social foi tornado público um dito manifesto por uma «esquerda livre»....
Actual

Esplendor social

Entre 2011 e 2012, segundo dados do INE, a percentagem de trabalhadores com salários líquidos inferiores a 310 euros (trezentos...
A talhe de foice

As brisas

No nosso País, é tão evidente que a política de austeridade desenfreada não conduz a nada de bom e...
Em Foco

Exemplo presente nos combates que travamos

Image 10489

Há pessoas que não morrem nunca e Catarina Eufémia é uma delas. Cinquenta e oito anos depois do seu assassinato, centenas de militantes e simpatizantes do Partido participaram na homenagem promovida pelo PCP em Baleizão, com a mesma determinação com que travam todos os dias a luta contra a exploração e a injustiça, pela democracia avançada e o socialismo.

Porque os mártires nunca morrem enquanto houver quem continue a luta pela qual deram as suas vidas.

Combater a exploração, afirmar a alternativa

Image 10507

Depois da grandiosa manifestação de dia 19 no Porto, em que participaram mais de 10 mil pessoas, os comunistas saem outra vez à rua no sábado, em Lisboa, contra o pacto de agressão e por um Portugal com futuro. Certo de que a «austeridade» e a dependência não são uma fatalidade – antes uma opção – o PCP afirma a sua determinação em dar combate à política das troikas nacional e estrangeira, contribuindo ao mesmo tempo para dar mais força à luta mais geral pela ruptura e pela mudança.

PCP

Garantir o direito à IVG

O PCP está contra a proposta do CDS-PP de aplicar taxas moderadoras nos serviços públicos de saúde nos casos de Interrupção Voluntária da Gravidez.

PCP recebeu PCE

Uma delegação do PCP recebeu na sexta-feira uma delegação do Partido Comunista de Espanha, que integrava o seu...
Trabalhadores

Mudança e emergência

Por si só, o crescimento do desemprego exige a alteração das políticas económicas e a adopção de medidas de emergência, defendeu segunda-feira a CGTP-IN.

Por melhores salários

Image 10509

No sector empresarial do Estado e nas empresas privadas, as lutas contra cortes salariais e de direitos e por uma justa actualização das remunerações em 2012 estão a marcar encontro nas próximas manifestações da CGTP-IN.

Vigília na <i>Ensul Meci</i>

Desde dia 17, quinta-feira, os trabalhadores da Ensul Meci permanecem em vigília frente às instalações da sede da construtora, no Monte de Caparica, reclamando o pagamento de remunerações em atraso.

Subserviência e traição

«Subserviência à troika e traição aos trabalhadores» comentou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, sobre mais um acordo que as estruturas da UGT se preparam para ceder ao Governo.

Encontro nacional de bombeiros

Com cerca de uma centena de participantes, realizou-se no sábado, dia 19, na sede do sindicato, em Lisboa, o 4.º Encontro Nacional...
Assembleia da República

É preciso renegociar a dívida

A questão da renegociação da dívida vai estar em foco no Parlamento, em debate de urgência potestativo pela mão do PCP. Trata-se de um «elemento fulcral para a recuperação económica», e por isso a decisão agora anunciada, depois de o tema ter estado em destaque nas Jornadas Parlamentares realizadas segunda e terça-feira, em Leiria.

Violência atroz impõe rejeição

O PCP considera que a aprovação das alterações ao Código do Trabalho, por ir «no sentido de solidificar uma sociedade fundada na desigualdade, na injustiça social, ao arrepio de normas e opções constitucionais», impõe que o Presidente da República intervenha e vete a lei aprovada pelo PSD e CDS-PP, com a abstenção cúmplice do PS.

Salvar o sector do colapso

O PCP entregou no Parlamento um projecto de lei que repõe a taxa de 13 por cento do IVA para a restauração. Esta é uma medida urgente e absolutamente necessária para travar o «afundamento económico» do sector, sustenta a bancada comunista.

Um erro de efeitos terríveis

A maioria PSD/CDS-PP e o PS chumbaram sexta-feira passada (dia18) os diplomas do PCP e do BE que pretendiam abolir as portagens na Via do...

Mais vigilância sobre os cidadãos

A maioria parlamentar PSD/CDS-PP, com o PS a abster-se, inviabilizou o projecto de lei do PCP (fez o mesmo a um do BE) que recomendava ao...
Nacional

Denunciar os crimes da NATO

Na segunda-feira, dia em que terminou a Cimeira da NATO, nos EUA, uma centena de pessoas participou num desfile em Lisboa, entre a Rua do Carmo e a Estação do Rossio, contra aquela estrutura militar ofensiva, responsável por guerras injustas e ilegítimas.

PS atrasa investimentos

Com o objectivo de conhecer melhor os problemas e reforçar a ligação às populações, a representação parlamentar do PCP nos Açores realizou, de 17 e 19 de Maio, uma visita à Ilha Graciosa.

Sonho volta a ser destruído

O Governo anunciou o fim da Iniciativa Bairros Críticos (IBC), bem como a intenção de não dar sequência aos compromissos assumidos, no âmbito da parceria com a Câmara da Moita, do projecto «Vale Construir o Futuro».

Incapacidade em Valongo

A propósito do anúncio de abandono da função de presidente da Câmara de Valongo por Fernando Melo, a CDU, em...
Europa

Greve total na educação

Os principais sindicatos da Educação de Espanha (CC OO, ANPE, CSIF, STES e UGT), com o apoio das associações de pais e alunos e outras organizações, paralisaram, anteontem, 22, os estabelecimentos de ensino em quase todo o país.

Contra Monti e a UE

Cerca de 40 mil pessoas manifestaram-se, dia 12, em Roma, num protesto organizado pela Federação da Esquerda (coligação que inclui, entre outras forças, a Refundação Comunista Italiana e o Partido dos Comunistas Italianos).

Internacional

Lutas massivas no Chile

Milhares de chilenos contestaram a semana passada as políticas antipopulares e antilaborais do governo e exigiram um novo modelo sócio-económico no país.

«NATO é ameaça à paz mundial!»

Por iniciativa do PCP e a propósito da Cimeira da NATO que decorreu nos dias 20 e 21 de Maio, em Chicago, nos EUA, 35 partidos comunistas e operários de todo o mundo divulgaram uma posição comum, que abaixo publicamos na íntegra, na qual alertam para os perigos que o bloco político-militar representa para a paz no quadro de uma «situação internacional marcada pela agudização da crise do capitalismo e pela violenta ofensiva imperialista contra as conquistas e direitos dos trabalhadores e dos povos».

Temas

Saneamento – opção em momento de ruptura revolucionária

Image 10523

O saneamento a seguir ao derrube do fascismo esteve, como não podia deixar de ser, na ordem do dia. A desfascização constituiu um dever de cidadania na convicção de que a democratização do regime saído do 25 de Abril impunha expurgar do aparelho de Estado todos aqueles que, com reconhecidas responsabilidades, haviam prejudicado gravosamente a população em nome dos interesses do regime deposto.

Argumentos
TVisto

O mergulho

Uma reportagem na TVI24 assinada pelo jornalista Pedro Veiga, «Caixote de Luxo», trouxe-nos uma revelação curiosa: a...
Músicas

Os «Tabus»

O nome, «Tabus», poderia ser imediatamente reconhecido como uma artimanha política, coisa de...
Aconteceu

Salário mínimo alastra

A percentagem de trabalhadores portugueses que ganham o Salário Mínimo Nacional (SMN) quase duplicou nos últimos quatro...

O alfaiate de Mirandela

A vida exemplar de Joaquim Natal Figueiredo (1919-1986), destemido lutador comunista várias vezes preso...

Académica vence a Taça

A Académica venceu, no domingo, a Taça de Portugal frente ao Sporting, por 1-0. Tendo já...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Quinta-feira, 24  Encontro...

A semana em resumo

Frases

«A certeza sobre os erros do passado e a adrenalina do abismo são mesmo os dois...