Editorial

A OFENSIVA ANTILABORAL

A ofensiva contra os direitos dos trabalhadores – conduzida por sucessivos governos desde o primeiro do PS/Mário Soares...
Opinião
A talhe de foice

S(ó)ares

A eleição do senhor Hollande como presidente de França provocou no Partido Socialista um verdadeiro frenesim, que seria...
Crónica Internacional

A luta é o caminho!

Ainda que partindo de situações diferenciadas, as repercussões dos resultados das recentes eleições...
Actual

Sem <i>Pingo</i> de vergonha

Mascarada como uma inédita campanha de marketing, a acção do Pingo Doce do primeiro dia do mês constituiu uma...
Actual

O «caminho» de Seguro

Resultado de meses de estudo e cuidadosa preparação, o PS tem em marcha uma operação de branqueamento da sua...
Actual

O cavaco, o cherne e o coelho

Existe um fórum «informal» chamado Conselho para a Globalização, constituído pela COTEC sob o alto e...
PCP

Ruptura patriótica e de esquerda!

O tempo que vivemos é um tempo de grande confronto de interesses entre a classe que domina e os dominados – os trabalhadores e o povo. É um tempo em que apesar do esforço do poder dominante, com os seus instrumentos de dominação política, economia, social, cultural e ideológica, as massas trabalhadoras lutam em defesa dos seus direitos concretos no trabalho, na saúde, na educação, na habitação, na cultura.

Em Foco

Mais força à luta do povo

Image 10373

É já depois de amanhã, no Porto, que tem lugar a primeira das duas manifestações convocadas pelo PCP para assinalar um ano de aplicação do pacto de agressão e para dar mais força à luta pela sua urgente e necessária rejeição. No dia 26 é a vez de Lisboa.

Os comunistas apelam a todos quantos não se conformam nem se resignam com o rumo do País para que participem nas manifestações e reforcem assim a luta coerente pela ruptura e pela mudança.

Lutando é possível vencer

Ao evocarmos as lutas travadas no mês de Maio de 1962, as maiores ocorridas durante o fascismo, não o...

Dar mais força à luta do povo

Image 10373

É já depois de amanhã, no Porto, que tem lugar a primeira das duas manifestações convocadas pelo PCP para assinalar um ano de aplicação do pacto de agressão e para dar mais força à luta pela sua urgente e necessária rejeição. No dia 26 é a vez de Lisboa.

Os comunistas apelam a todos quantos não se conformam nem se resignam com o rumo do País para que participem nas manifestações e reforcem assim a luta coerente pela ruptura e pela mudança.

Uma conquista imposta pelos trabalhadores

O PCP evocou, no dia 4, o cinquentenário da conquista pelo proletariado agrícola do Alentejo e Ribatejo da jornada de oito horas de trabalho no campo, numa sessão realizada em Grândola, onde esta luta assumiu uma grande dimensão. Para além da homenagem aos protagonistas desta vitória, os comunistas realçaram o seu exemplo para as duras lutas que, também hoje, há que travar.

A maior jornada de luta contra o fascismo

O 1.º de Maio de 1962, juntamente com as manifestações de dia 8 em Lisboa e as lutas camponesas no Sul, constituíram «uma das maiores senão a maior jornada de luta antifascista desde o advento da ditadura e a maior vitória de sempre do Partido Comunista na mobilização das massas populares para uma jornada política».

PCP

Razão para resistir e avançar

Reunidos em Assembleia de Organização, dia 5, os comunistas de Coimbra analisaram a situação política e social e a sua tradução concreta na região, notaram as debilidades e os avanços no trabalho do Partido, elegeram a nova direcção. Tudo isto a culminar um amplo processo democrático realizado a par da luta de massas, a qual, sublinharam, será mais forte quanto mais reforçado estiver o PCP.

Falar do que interessa

Os deputados do PCP na Assembleia da República Bernardino Soares, António Filipe e Agostinho Lopes estiveram nos Açores, onde contactaram com instituições locais e com a população.

Defender a Segurança Social

A defesa das características do sistema público de Segurança Social assume um papel insubstituível na garantia de protecção social dos portugueses, reafirmou anteontem o PCP.

25 de Abril sempre!

Os 38 anos do 25 de Abril foram assinalados com um convívio na sede da Soeiro Pereira Gomes, no qual...
Trabalhadores

Terramoto no comércio

Há muito que as grandes cadeias de super e hipermercados pretendem pagar os feriados nacionais e os domingos como se fossem dias normais de trabalho e foi para isso que muitas decidiram abrir no 1.º de Maio. Mas a operação do Grupo Jerónimo Martins nas lojas Pingo Doce abriu uma nova e perigosa frente, na guerra pelo controlo do mercado.

Novo roubo na <i>CP</i>

Com greves em curso esta semana, na Carris, e anunciadas para a próxima semana, no Metropolitano de Lisboa, a administração da CP rompeu os acordos de 2011 e volta a reduzir a remuneração do trabalho.

Pela opção gestionária

Na próxima quinta-feira, o STAL/CGTP-IN realiza em Lisboa uma concentração de trabalhadores dos municípios do distrito de Setúbal, contra o roubo nos salários e pela opção gestionária.

<i>Metaltento</i><br>finalmente

Após mais de 17 anos de espera, os 42 trabalhadores da Metaltento – Sociedade de Estruturas e Cofragem Metálicas, cuja...

Paguem os salários!

Anteontem, a partir das oito horas, entraram em greve os trabalhadores da Mirandela Artes Gráficas, em Loures (Santo Antão do...

Fenprof exige suspensão

A revisão curricular que o MEC e o Governo pretendem impor nas escolas deve ser suspensa, para dar...

CGTP-IN mantém campanha

Através das suas estruturas distritais, a CGTP-IN assinalou o Dia Nacional da Segurança Social com o...
Assembleia da República

Brincar com a vida das pessoas

PSD e CDS-PP chumbaram o diploma do PCP que propunha a revogação do decreto governamental que suspende as reformas antecipadas. Inalterada, por ora, fica esta medida injusta e gravosa de um Governo obcecado em atacar o mundo do trabalho com a mesma intensidade com que protege os grupos económicos.

Um sector vital para o País

Alvo de um «ataque de anos», ao sector das pescas continuam a «faltar soluções» para velhos e novos problemas, como sejam os preços dos combustíveis e do pescado ou a operacionalidade nos portos de pesca e barras.

Património de saber e experiência

O Governo insiste em levar por diante o processo de encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), medida que o PCP classifica de «criminosa» e, por isso, continua a merecer o seu mais firme repúdio e condenação.

Provocação e manipulação

O PCP requereu a presença do ministro da Economia no Parlamento para prestar esclarecimentos sobre o papel do Governo no quadro da...

Saque ao povo e ao País

Que o País está a empobrecer, ninguém o nega. Mas será que todas as famílias estão a empobrecer da...

Urge produzir beterraba sacarina

PS, PSD e CSDS-PP inviabilizaram recentemente um projecto de resolução do PCP recomendando ao Governo a retoma urgente da...
Nacional

CNA quer travar o desastre

No dia 4, a CNA realizou em Lisboa uma grande manifestação contra o «programa de desastre nacional», acordado entre as troikas e o Governo, e por melhores políticas agrícolas.

Governo Regional «navega à vista»

A CDU em São Miguel, nos Açores, está contra o encerramento do Serviço de Atendimento Urgente de Ponta Delgada e acusa o Governo Regional de cortar na qualidade dos serviços prestados à população.

Europa

A rejeição da <i>troika</i>

Se as eleições legislativas realizadas na Grécia, no domingo, 6, forem vistas como um referendo (sim ou não) à continuação das políticas de austeridade impostas pela troika, o resultado é um contundente Não!

Promessas vãs

François Hollande venceu, no domingo, 6, a segunda volta das presidenciais em França com 51,62 por cento dos votos, contra os 48,38 por cento conseguidos pelo actual presidente Nicolas Sarkozy.

Oposição máxima ao pacto orçamental

Dezena e meia de partidos comunistas e operários da União Europeia divulgaram, dia 1, uma posição comum em que se comprometem a manifestar a «oposição máxima contra o novo tratado de estabilidade», cujo texto se publica seguidamente na íntegra:

Merkel perde governo regional

A coligação dos democratas-cristãos, da chanceler Angela Merkel, com os liberais do FDP perdeu a maioria no Estado...

O medo do exemplo

1. Argentina, anos 90. O país das Pampas é a menina bonita dos mercados financeiros, apontada como...
Internacional

Trabalhadores mais protegidos

A nova legislação laboral aprovada pelo governo venezuelano garante aos trabalhadores direitos que antes não passavam de sonhos. O Partido Comunista de Venezuela considera-a uma conquista que tem de ser levada à prática.

Crimes imperialistas vão continuar

Pelo menos 14 civis morreram na sequência de um bombardeamento da NATO na província de Badghis. O ataque ocorreu cinco dias depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, ter garantido a presença de tropas norte-americanas no território até 2024.

Relator da ONU «horrorizado»

O norte-americano Richard Falk, relator das Nações Unidas para os direitos humanos nos territórios palestinianos,...

Licença para matar

Pelo menos quatros crianças morreram num ataque com aviões não-tripulados norte-americanos no Paquistão. Segundo o...
Temas

Maio de contestação e festejo dos avanços progressistas

Em todo o mundo, o 1.º de Maio saiu à rua evidenciando que a luta de classes se agudiza no contexto da actual crise do sistema capitalista, e que a resistência, os avanços progressistas, anti-imperialistas e até revolucionários protagonizados pelos povos são os motores da emancipação social do trabalho face ao capital.

Argumentos
TVisto

A prova dos quatro

Na TVI 24 há um programa de debate político que por razões não demasiado evidentes tem o título de «A...
7
,
Cultura

Marx em Maio

Entre 3 e 5 de Maio realizou-se na Universidade de Letras de Lisboa, por iniciativa do Grupo de Estudos Marxistas,...
Aconteceu

Alemanha investe na China

A China tornou-se o principal destino do investimento alemão no exterior, ultrapassando pela primeira vez a Europa, informou, dia 7, o...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sexta-feira, 11  Porto...

A semana em resumo

Frases

«O país assinalou o primeiro 1.º de Maio com troika e com perda de direitos e...