Conhecer os problemas
João Ramos, deputado do PCP pelo círculo de Beja, conjuntamente com membros da Organização Regional de Beja do Partido, reuniu, na passada semana, com o Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e com a Delegação Distrital da ANAFRE. Com esta iniciativa, os comunistas quiseram conhecer melhor as implicações das opções governamentais no exercício do Poder Local, nomeadamente o nível de asfixia e perda de autonomia impostas às autarquias municipais, as dificuldades no acesso ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e ao Banco Europeu de Investimento (BEI), e a chamada reorganização administrativa ao nível das freguesias.
Ao PCP, a CIMBAL manifestou preocupações com o financiamento do Projecto de Alqueva, com o futuro do Aeroporto de Beja e com a falta de respeito pela Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral (AMBAAL) enquanto accionista da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). Alertou, ainda, para o atraso na aprovação dos investimentos da Águas do Alentejo pela ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, cujas obras não avançam por falta dessa aprovação.
Já a Delegação Distrital da ANAFRE salientou a necessidade de lutar contra o processo de extinção de freguesias que, ao nível do distrito, se mantêm unidas contra este objectivo, em complementaridade com o combate ao despovoamento e desertificação, depois do desaparecimento de escolas, postos de correio, prestação de cuidados de saúde, transportes públicos, entre outros.