- Nº 2000 (2012/03/29)
Distrito de Leiria

Mais força para continuar a luta

Em Foco

Image 10038

No distrito de Leiria, o dia 22 de Março foi vivido como uma grande jornada de luta onde os trabalhadores manifestaram o seu repúdio pelas políticas do Governo PSD/CDS/PP e demonstraram combatividade para continuar a luta. Uma combatividade que ficou patente quer na adesão à greve quer na manifestação em que participaram mais de 400 trabalhadores, que às 17h saíram em desfile da Rotunda do Vidreiro pelas ruas da Marinha Grande.

A greve geral provocou o encerramento das escolas Básica 2,3 Amadeu Gaudêncio na Nazaré, Escola Básica 2,3 de Pataias (Alcobaça). Nas Caldas da Rainha encerraram as escolas EBI de Stº Onofre, Escola AB1 do Bairro da Ponte e Escola Secundária Raul Proença.

Nos Hospitais também houve boas adesões: Hospital de Stº André em Leiria com vários serviços a 100%, Hospital de Peniche com 75% de adesão dos enfermeiros e Hospital de Alcobaça com 86%.

Nas autarquias, a Câmara Municipal da Nazaré registou um nível de paralisação de 90%, os SMAS de 85% e a Nazaré Qualifica de 95%; nos SMAS de Alcobaça a adesão foi de 76%; na Câmara Municipal do Bombarral de 75%; na Câmara Municipal de Ansião de 64%; na Câmara Municipal das Caldas da Rainha de 57%; na Câmara Municipal de Óbidos de 41% e na Câmara Municipal de Peniche de 45%.

Nos CTT, os serviços na Nazaré encerraram (100%), enquanto em Peniche a adesão chegou aos 83% e em Alcobaça aos 81%.

Na Marinha Grande estiveram encerradas as Finanças, a Segurança Social e a Cooperativa do Povo.