Irlanda volta à recessão

Quando todos davam como certa a recuperação da economia irlandesa, eis que o país registou pelo segundo semestre consecutivo uma contracção do Produto Interno Bruto (PIB), entrando de novo em recessão.

No quarto trimestre de 2011, o PIB caiu 0,2 por cento, em parte devido às exportações que recuaram 1,1 por cento. No trimestre anterior a economia havia regredido 1,1 por cento. Ainda assim, o ano de 2011 foi ligeiramente positivo com um crescimento global de 0,7 por cento, de acordo com os números oficiais publicados dia 22. Note-se que nos últimos três anos a riqueza irlandesa diminuiu 10,4 por cento.

Entre os 17 membros da zona euro, para além de Portugal e Grécia, entraram em recessão a Bélgica, a Itália a Eslovénia e a Holanda.



Mais artigos de: Breves Europa

<i>Airbus</i> ameaça despedir

A Airbus afirma que dois mil postos de trabalho estão em risco devido à suspensão por parte de companhias aéreas chinesas de encomendas de 55 aviões, avaliados em 14 mil milhões de dólares (10,5 mil milhões euros). Esta decisão, explicou o presidente da...

Sarkozy está mais rico

O presidente francês Nicolas Sarkozy, candidato às presidenciais de Abril e Maio, tem um património avaliado em 2,7 milhões de euros, de acordo com a declaração que apresentou ao Conselho Constitucional e publicada no sábado, 24, no Journal Officiel. Em 2007, quando foi...