- Nº 1996 (2012/03/1)

Um democrata convicto

Breves Nacional

No dia 23 de Fevereiro faleceu, com 83 anos, Fernando Peixinho Pires Fernandes, «um democrata convicto e participante activo em todas as iniciativas que visam promover o bem-estar das pessoas e o desenvolvimento da sua terra». Em nota ao Avante!, a Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP associou-se ao sentimento de pesar da sua família, a quem expressou a sua solidariedade, recordando que o Dr. Peixinho, como todos o conheciam no distrito de Aveiro, foi membro da Intervenção Democrática, e, em 2009, Mandatário Concelhio da CDU nas eleições autárquicas.

Durante dois mandatos, de 1997 a 2005, representou a CDU na Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, tendo contribuído decisivamente para que este órgão autárquico passasse a funcionar com maior democraticidade e com a dignidade que lhe é devida. Antes do 25 de Abril de 1974, participou em diversas iniciativas de oposição ao regime fascista, tendo dado apoio e assistência médica a democratas que lutavam na clandestinidade pela democracia. Foi também presença activa nos Congressos da Oposição Democrática, em Aveiro.

Depois da Revolução dos Cravos, Fernando Peixinho fez ainda parte da Comissão Administrativa da Câmara de Oliveira do Bairro e foi candidato da CDU, em várias eleições, à Assembleia da República. Como deputado municipal, integrou a Comissão Permanente e a Comissão de Estética da Assembleia Municipal no Conselho Geral do Hospital de Anadia.