Editorial

E FOI TERREIRO DO POVO

Num momento em que os trabalhadores portugueses, ao apelo da sua central sindical de classe, acabam de erguer uma das mais poderosas jornadas...
Opinião
Actual
,
A talhe de foice

E vice-versa

Os inspectores da troika voltaram esta semana a Portugal para mais um «exame» ao cumprimento ao acordo celebrado com a troika...
Actual

A causa e o efeito

Dizem os jornais que o Presidente da República reconhece e valoriza os esforços do Governo na aplicação da...
Actual

Juntos como antes

Sem surpresa, ficou-se a saber que a «al-qaeda» se juntou aos esforços das potências imperialistas na guerra...
Actual

Arraia Miúda

Lisboa, 1383: «levantaram[-se] os povos [em Lisboa e] em outros lugares, sendo grande o cisma e a divisão entre os grandes e os...
Crónica Internacional

Cínica ignorância…

A Venezuela é de novo notícia na cadeia mediática dominante. O motivo do alvoroço não é, desta...
PCP

Onde está o dinheiro?

De cada vez que num debate se critica os absurdos cortes nos orçamentos de diversos ministérios e sectores, os executores e apoiantes de serviço ao pacto de agressão atiram inevitavelmente a ideia de que tem de ser assim. Perante a ideia de que é preciso financiar o SNS, investir na educação, melhorar as pensões, apoiar a cultura ou aumentar o investimento público, a resposta é sempre a mesma: «não há dinheiro!» Repete-se esta ideia, amplificada ao extremo pela comunicação social, para convencer o povo português de que não há alternativa a este caminho.

Em Foco

Protesto<br> com confiança

Mais de 300 mil pessoas responderam ao apelo da CGTP-IN e fizeram sábado, no Terreiro do Paço, a maior manifestação desde há mais de 30 anos. Foi uma imensa demonstração de indignação e protesto, mas também de confiança na força da luta dos trabalhadores e do povo, para mudar o rumo do País.

Imagens que falam... e calam

A manifestação nacional do passado sábado não caberia num jornal inteiro. Quem nela participou, não conseguiu ver tudo. Quem tem por dever mostrá-la, recorre a imagens que falam, como fazemos neste caderno especial.

Quem a combateu de princípio, ficou sem campo para a raiva e deitou mão a manobras torpes. Para estes e para quem desta luta se arredou e só teve menosprezo para combatê-la, estas são também imagens que calam.

Terreiro do Povo

Só a actual política impede que a produção nacional se desenvolva  ...
PCP

Portugal será nova Grécia

Não é a resistência e a luta mas a concretização do pacto de agressão que conduzirá o País a um «ciclo vicioso de endividamento, austeridade e recessão», garante o PCP.

Fruto amargo da austeridade

Para o PCP, os mais recentes dados sobre a evolução da economia portuguesa confirmam que «as sucessivas medidas de austeridade impostas ao povo português só significam mais recessão para o País».

Quota de altas no Hospital Garcia de Orta

O Hospital Garcia de Orta emitiu uma circular interna para que sejam passadas 17 altas por dia. O PCP fala em «altas administrativas» que podem pôr em causa a saúde dos doentes.

Menos transportes no Porto

A DORP do PCP promoveu, no dia 30 de Janeiro, um «mandato aberto» sobre transportes, com a presença dos deputados do PCP...

Na rua com o povo

O PCP está a realizar um pouco por todo o País acções de contacto com os trabalhadores...
Trabalhadores

Precariedade financiada

As medidas incluídas na Portaria N.º 45/2012, e embrulhadas sob a denominação de «Estímulo 2012», «aprofundam a precariedade, os baixos salários e o desemprego, nomeadamente entre os mais jovens».

 

O MEC tem que pagar

«Os acórdãos sucedem-se e as sentenças são claras na condenação do Ministério da...

<i>Metro</i> cede

A administração do Metropolitano de Lisboa afirmou que irá pagar, desde o início do ano, todos os feriados, tal...

Militares insubmissos

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) convocou para hoje, 16, às 18h30, frente à residência oficial do...

Acidente em Setúbal

A propósito da derrocada de uma parede no Mercado do Livramento, dia 7, em Setúbal, que vitimou cinco operários, o...

Luta em Toulouse

Contra alterações unilaterais aos contratos de trabalho, cerca de 90 trabalhadores da empresa portuguesa ProCME, subcontratada...
Assembleia da República

Silêncio e ocultação

O PCP fez tudo o que estava ao seu alcance para que o primeiro-ministro fosse ao Parlamento responder em comissão sobre o funcionamento e eventuais reformas nas secretas. A recusa dos partidos da maioria governamental só pode ser entendida como um entrave à fiscalização política do Governo pela AR, ficando ainda como uma tentativa tosca de erguer uma cortina de silêncio sobre uma matéria de primordial importância.

Travar escalada de agressão

O PCP voltou a alertar para o rumo de afundamento da economia nacional, acusando o pacto de agressão da troika e a política do Governo de conduzir o País à bancarrota e condenar à miséria o povo e os trabalhadores.

Educação vira bem de luxo

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de lei do PCP que pugnava pela isenção de propinas e por alterações na acção social escolar. Mais um retrato da suprema indiferença dos partidos do Governo perante a situação de milhares de estudantes que são forçados a abandonar os estudos por razões de insuficiência económica.

Agrava-se a roubalheira!

O deputado comunista Bruno Dias classificou de «piada de mau gosto» a afirmação do secretário de Estado dos...

Resistir e lutar

O PCP reafirmou a sua solidariedade e apoio à luta das populações de Trás-os-Montes e...

Populações mais indefesas

O PCP acusou o Governo de pretender «encerrar milhares de freguesias», e com isso deixar as «populações mais...
Nacional

Projecto de futuro

«Queremos um Portugal diferente, melhor e com esperança no futuro», afirmou, no dia 4 de Fevereiro, Manuel Begonha, o presidente da Associação Conquistas da Revolução (ACR), que na sessão realizada após a eleição dos novos corpos sociais prometeu combater, como o ideal do 25 de Abril exige, o conformismo e o desânimo.

Autarcas não serão os coveiros do Poder Local

Três movimentos nacionais contra a extinção de freguesias convocaram para o dia 24 de Março, em Lisboa, uma «grande manifestação», para a qual esperam contar com o apoio da Associação Nacional de Freguesias.

Grave situação social em Gaia

Em Declaração Política, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia alertaram, no dia 10 de Fevereiro,...

Em defesa do passe escolar

A JCP entregou, ontem, na Assembleia da República, uma petição recolhida nas escolas e nas universidades contra o fim dos...

Inquilinos iniciam protestos

A Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) convocou para hoje, dia 16, às 16 horas, frente à Assembleia da...

O tempo de trabalho em debate

A Comissão para a Defesa da Liberdade e Democracia promove, na próxima quarta-Feira, dia 22, na Casa do Alentejo, às...
Europa

A hora é do povo

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no domingo, pelo terceiro dia consecutivo, em Atenas e muitas outras cidades da Grécia, contra o novo pacote de cortes imposto pela troika ao país.

Direitos arrasados

As duas principais centrais sindicais espanholas, CCOO e UGT, anunciaram a realização de uma jornada nacional de protesto, no próximo domingo, 19, contra a reforma laboral aprovada na semana passada pelo governo conservador de Mariano Rajoy.

A realidade do desemprego

Segundo os dados do último inquérito sobre a população activa, citado na introdução do decreto que...

Até à vitória

Os 400 operários da siderurgia grega Helliniki Halivourgia assinalaram, dia 9, o seu centésimo dia de greve, decidindo continuar...
Internacional

Afegãos à mercê dos criminosos

Dois bombardeamentos da NATO mataram pelo menos 15 civis afegãos, entre os quais 11 crianças. Os massacres coincidem com a sucessão de escândalos envolvendo as forças armadas dos EUA no território, com a admissão por parte de Washington de que as operações secretas e especiais no país não vão diminuir, e com a tentativa de apagar a história levada a cabo pelo governo colaboracionista.

«O Socialismo Vencerá!»

A convite do Partido Comunista da Turquia (TKP), o PCP participou e interveio numa iniciativa promovida por aquele partido, realizada em Ancara, a 29 de Janeiro, sob o lema «O Socialismo Vencerá!».

Luta justa acaba traída

O governo israelita e a maior federação sindical do país, a Histadrout, anunciaram, domingo,...
Temas

A verdade sobre os «prejuízos» da banca

Ao contrário do que os resultados obtidos pelos principais bancos privados até ao final do 3.º trimestre faziam prever – um lucro superior a 1,5 milhões de euros/dia –, BCP, BES e BPI apresentaram os resultados de 2011 com um prejuízo superior a mil milhões de euros, no quadro de uma gigantesca operação ideológica que visa, entre outros objectivos, dar suporte político ao financiamento por parte do Estado à banca privada em Portugal. O PCP denunciou esta realidade anteontem, numa conferência de imprensa em que participou Jorge Pires, da Comissão Política.

Uma greve geral oportuna, legítima e eficaz

Para o patronato, os seus governos e os partidos que defendem os seus interesses, a greve até pode ser legítima... em abstracto. Mas, uma vez convocada, nunca é oportuna, perde legitimidade e não trará qualquer resultado. Esta conversa é velha e ficou bem desmentida na greve geral de 12 de Fevereiro de 1982 – fez no domingo trinta anos.

Governo esmaga vencimentos da Função Pública

Um dos objectivos centrais das medidas ultraliberais da troika estrangeira e do Governo PSD/CDS é a redução do Estado, transformá-lo no «Estado mínimo» neoliberal, o que visa, por um lado, diminuir a sua capacidade para intervir, deixando assim o campo livre aos grupos económicos para obterem sobrelucros sem qualquer controlo e, por outro lado, privatizar a maior parte das funções sociais do Estado (Saúde, Educação, Segurança Social, etc.) para assim criar áreas lucrativas de negócios para os grandes grupos privados.

Argumentos
TVisto

Televisão, défice e rodas

Há os que, legítima e sabiamente, aproveitam a chegada dos blocos publicitários para irem a outros lugares de suas casas...
Aconteceu

<i>Iberia</i> cancela voos

A companhia aérea espanhola foi forçada a anular, na segunda-feira, 13, um terço dos seus voos na sequência de mais...

Uma abordagem oportuna

«A Nacionalização da Banca em Portugal. Nove meses a construir, nove a anos a destruir»...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP   Sábado, 18  ...

A semana em resumo

Frases

«Grécia: Número oficial de desempregados já ultrapassa o...