Editorial

A RESPOSTA NECESSÁRIA

Uma vez mais a realidade deu razão ao PCP. Infelizmente, neste caso. Com efeito, olhando para a situação actual, seis...
Opinião
A talhe de foice

Sem açúcar

Os últimos dias foram férteis em novidades, mesmo se algumas chegaram tresandando a mofo. Primeiro foi o ministro da...
Actual

Máfia, ratings e paralelismos

Uma associação italiana cujo objecto é o combate à usura e extorsão mafiosas divulgou na passada semana um...
Actual

A quem traiu a UGT?

Não é fácil adjectivar o acto que a UGT cometeu ao assinar o último Acordo de Concertação Social....
PCP

Cante alentejano

Em 30 de Março de 2012 é entregue na UNESCO a candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.(1)

Crónica Internacional

Escalada de guerra

A escalada de agressão (nas suas dimensões política, económica e militar) que os EUA (e os seus aliados) levam a...
Em Foco

A alternativa nascerá da luta de massas

No início de um ano que se prevê dramático para a maioria dos portugueses e que certamente ficará marcado por poderosas lutas dos trabalhadores e de outras camadas populares, Jerónimo de Sousa manifestou ao Avante! a sua convicção de que até o que parece inamovível e eterno pode ser transformado. Reconhecendo que a alternativa pela qual os comunistas se batem «não está ali ao virar da esquina», o Secretário-geral do PCP garante que a luta de massas pode criar condições para profundas transformações. A permanência ou a saída do euro, a campanha de recrutamento em curso e o XIX Congresso do Partido também estiveram presentes nesta entrevista, conduzida por Anabela Fino e Gustavo Carneiro. 

PCP

Novas formas de escravatura

Várias dezenas de dirigentes sindicais e membros de comissões de trabalhadores participaram, dia 11, em Setúbal, numa audição pública do PCP, no âmbito de uma Campanha Nacional de Esclarecimento contra o aumento da exploração e as alterações à legislação do trabalho.

Retrocesso inaceitável

Jerónimo de Sousa fez a travessia fluvial entre o Seixal e o Cais do Sodré, na terça-feira de...
Trabalhadores

Resposta de luta ao ataque mais grave

Logo quando abandonou a reunião da Concertação Social, a CGTP-IN alertou para a gravidade das medidas ali cozinhadas pelo Governo, pela UGT e pelos patrões, e apelou a uma muito forte participação nas acções de luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, destacando a manifestação nacional de 11 de Fevereiro, em Lisboa.

Trabalhadores da <i>EMEF</i> combatem destruição

Para impedir a privatização e a liquidação da EMEF e dos postos de trabalho, centenas de trabalhadores e representantes sindicais protestaram, dia 11, em Lisboa, onde decidiram voltar à luta, a 1 de Fevereiro.

Revolta na <i>Caixa</i>

Os trabalhadores das empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos estão determinados a contestar o roubo nos subsídios de férias e de Natal, tanto nos tribunais, como pela luta colectiva.

<i>Estaleiros de Viana</i> são viáveis

O Governo deve garantir o financiamento necessário para que arranque a construção dos navios contratados com a Venezuela, exige o PCP, que apelou à unidade e luta dos trabalhadores.

Governo favorece privados

A redução da oferta das transportadoras públicas apenas é vantajosa para as operadoras privadas, que recebem mais clientes e mais passageiros e ficam com menos pessoal nas empresas a privatizar.

Cresce a luta nos transportes

No quadro da jornada dos trabalhadores das empresas públicas de transportes, todos os sindicatos da Carris apresentaram anteontem um...

Vitória em tribunal

Uma trabalhadora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e dirigente do CESP/CGTP-IN foi absolvida no processo-crime que a SCML lhe...
Assembleia da República

Corte socialmente inaceitável

A notificação da Segurança Social a milhares de reformados para que devolvam dinheiro é um «escândalo e um crime social», afirma o PCP, para quem este é mais um exemplo revelador da natureza de uma política apostada em tirar ao povo para dar aos mais ricos.

 

Lei à medida dos poderosos

A maioria PSD/CDS-PP chumbou o projecto de lei do PCP que impunha um reforço da tributação sobre os grandes grupos económicos que deslocalizem os seus capitais para o estrangeiro. Sem mexidas vão continuar os buracos na lei que permitem às grandes empresas fugir aos impostos, como ainda recentemente aconteceu com o grupo Jerónimo Martins/Pingo Doce.

Opacidade e mentiras

As opções do Governo para a RTP, nomeadamente quanto à alienação de um canal, foram severamente criticadas pelo PCP, que considera haver «demasiadas mentiras» num processo que exige «esclarecimento, clarificação e, acima de tudo, verdade».

 

PS absolve as causas

O PCP criticou o PS por condenar as consequências da actual política da coligação PSD/CDS-PP mas simultaneamente...

Preocupante passo atrás

A mefedrona e o tapentadol passam a integrar o regime jurídico aplicável ao tráfico e consumo de estupefacientes e...

Participação incómoda

A maioria PSD e CDS-PP rejeitou a proposta da bancada comunista que visava reduzir de 35 mil para 5 mil o número de assinaturas...

Urge reavaliar e concluir

«Piedosas intenções, generalidades, sem nada de concreto para recomendar ao Governo», eis, em síntese, como o...

Defender e valorizar

A Assembleia da República aprovou, recentemente, por unanimidade, uma resolução subscrita por todos os grupos...
Nacional

Em defesa da Saúde

Por todo o País, os utentes lutam contra a política do Governo, que põe em risco a Saúde pública. Para hoje, às 18 horas, na Praça do Saldanha, em Lisboa, está prevista uma grande manifestação em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

«O dia desgraçado»

A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 vai realizar acções de protesto no dia 8 de cada mês, para assinalar «o dia desgraçado» em que foram introduzidas portagens naquela região, entre Vila Real e Castelo Branco.
Europa

Romenos mobilizam-se<br>contra a austeridade

A privatização da Saúde proposta pelo governo levou milhares de romenos às ruas do país. Os protestos continuaram mesmo depois do presidente Basescu ter recuado, com o povo a contestar não apenas aquela reforma mas a política antipopular imposta desde 2009.

Internacional

Estado racista consolida-se

O Supremo Tribunal e o parlamento israelita sufragaram, a semana passada, duas leis cujo objectivo é consolidar o Estado racista antidemocrático. Comunistas e democratas estão na primeira linha da luta.

Greves prosseguem

Apesar do recuo táctico do governo no aumento dos combustíveis, os sindicatos nigerianos mantêm as paralisações e ameaçam voltar a endurecer a luta contra a medida injusta.

Barbárie à solta

A produção de ópio no Afeganistão aumentou 133 por cento em 2011. Segundo dados das Nações Unidas,...

Opressão brutal

A «justiça» marroquina suspendeu o julgamento de 24 saarauís detidos na sequência do desmantelamento do...
Argumentos
Correspondência

Engels a Piotr Lavrovitch

Londres, 12 [-17] de Novembro] de 1875 Meu caro senhor Lavrov (1), […] 1. Da doutrina de Darwin (2), aceito a teoria do...
TVisto

Os catrogas

O nome de Eduardo Catroga, doutor e professor, gestor e ex-ministro, já era mais ou menos conhecido do comum das gentes; desde...
Aconteceu

«Lei dos despejos»

Para os comunistas, a nova lei do arrendamento, proposta pelo Governo, será a lei dos...

Protesto em França

Convocadas pelo Colectivo para a Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro, mais de uma centena de pessoas participaram,...

Programação para 2012

O Teatro Municipal de Almada (TMA) apresentou, no sábado, numa sessão aberta ao público e...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 20...

A semana em resumo

Frases

«Economia paralela é quase 25% do PIB»(Título de 1.ª...