Freguesias sim!
Quando se comemoraram os 35 anos das primeiras eleições do Poder Local livres e democráticas, constituída por eleitos do Poder Local, representantes dos trabalhadores de autarquias e do movimento associativo popular, foi criada a Plataforma «Freguesias Sim! Proximidade dos Serviços das Populações».
O seu objectivo, como se pode ler em www.freguesiassim.com, é «defender as freguesias, a identidade do povo e a coesão social». Pretende, de igual forma, «assumir-se como um factor de dinamização da acção em defesa das freguesias e das populações que representam, um espaço de informação e divulgação da actividade promovida que converja para este objectivo, um elemento de animação e de estímulo ao esclarecimento e divulgação de opinião vinculada à defesa do Poder Local democrático, à afirmação das freguesias no quadro da administração local, à promoção de valores de proximidade e participação que só as juntas de freguesia, enquanto órgãos de poder e representação política, podem assegurar».
A Plataforma é constituída por Nuno Cavaco, presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira/Moita, Mara Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia do Laranjeiro/Almada, Ângela Catarino, presidente da Junta de Freguesia de Lavre/Montemor-o-Novo, Manuel Nobre, presidente da Junta de Freguesia de Ervidel/Aljustrel, Artur Martins, dirigente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto, Isabel Rosa e João Avelino, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local, e Ernesto Costa, presidente da Junta de Freguesia de Santa Iria da Azoia/Loures.