Actual
A luta é por Abril
Actual
Patriótico e de esquerda
Actual
De cimeira em cimeira
A talhe de foice
Inadmissível
PCP
Um roubo, mas não só
A decisão do Governo do PSD/CDS-PP de aumentar as taxas moderadoras, com aumentos que chegam a triplicar o valor actual para assim obterem uma receita de 200 milhões de euros, reflecte bem o desprezo deste Governo pelas pessoas, num momento em que as famílias passam por grandes dificuldades económicas.
Crónica Internacional
O Conselho Europeu, contradições e luta
Reforçar o Partido<br>Dar mais força à luta
O Comité Central do Partido Comunista Português reunido a 8 de Dezembro de 2012 avaliou e registou o êxito que a Greve Geral do passado dia 24 de Novembro representou enquanto afirmação de combatividade e afirmação de dignidade por parte de milhões de trabalhadores portugueses; analisou as consequências para o País e para as condições de vida dos portugueses decorrentes da aprovação do Orçamento do Estado para 2012 em si mesmo expressão material do Pacto de Agressão que PSD, CDS e PS, com a cumplicidade do Presidente da República, insistem em impor; definiu as principais linhas de intervenção política e partidária com vista ao desenvolvimento da luta e ao reforço do Partido, tendo convocado o XIX Congresso do PCP para os dias 30 de Novembro, 1 e 2 de Dezembro de 2012.
Causas cruciais para o futuro do País
O Secretário-geral do PCP dedicou os dois dias do fim-de-semana a outros tantos temas, de crucial importância para o futuro do País – o Poder Local Democrático e as pescas.
Garantir o direito a pescar
Alpiarça
Novos e graves passos na extorsão da soberania
As conclusões do Conselho Europeu dos dias 8 e 9 mereceram fortes críticas da parte do PCP, que considerou que dali saiu o agravamento da concentração e centralização do poder na União Europeia.
Determinação que derruba os mais fortes portões
A fuga de oito destacados dirigentes e militantes comunistas do Forte de Caxias num carro blindado de Salazar, a 4 de Dezembro de 1961, constituiu um rude golpe no aparelho repressivo do regime fascista português e devolveu à liberdade e à luta valiosos quadros revolucionários. Para o êxito desta fuga foi necessária muita imaginação, coragem e firmeza.
Alves Redol homenageado no Douro
Assembleias e plenários
Ermesinde
Fogo cerrado ao trabalho forçado
As primeiras iniciativas da «semana de protesto e acção», pela participação e pelas decisões anunciadas, vêm comprovar que a intenção do Governo de oferecer aos patrões mais horas de trabalho «não é um processo encerrado» e vai ter resposta à altura.
Resistir é via única
«A luta é mesmo a nossa única arma e ela vai continuar», realçou José Manuel Oliveira, coordenador da Fectrans/CGTP-IN, anteontem à tarde, pouco antes da aprovação de uma semana de greves, a realizar em Janeiro.
Aniversário em luta
Na segunda-feira, 35 anos após as primeiras eleições autárquicas, o STAL/CGTP-IN realizou uma tribuna pública, junto à AR, onde se reafirmou a determinação de prosseguir a luta contra a redução de autarquias e de trabalhadores.
Natal amargo para muitos trabalhadores
Incentivados pelo Governo à destruição de direitos e ao aumento da exploração, muitos patrões não pagam salários nem subsídios, infernizando a vida dos trabalhadores.
CT contra mentiras e chantagens
Currículos para cortar
IEFP subavalia em Aveiro
Negócio chorudo para a banca
«Mais um grande negócio para os banqueiros», eis, em síntese, como o PCP encara a transferência de parte substancial dos fundo de pensões da banca para as contas do Estado.
Espiral de desumanidade
É já na próxima quarta-feira, 21, que a AR debate a apreciação parlamentar requerida pelo PCP ao diploma que regula o regime das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde.
Reverter, é possível!
Prolongar a precariedade
Apoios cortados
Encerrar e privatizar
Regredir a olhos vistos
Determinados a continuar a luta
Mais de quatro mil reformados, pensionistas e idosos manifestaram-se, sábado, em Lisboa, contra o pacto de agressão e de rapina da troika, subscrito pelo PS, PSD e CDS, e as medidas contidas no Orçamento do Estado para 2012.
PS e PSD vão pelo mau caminho
Emigrantes indignados e revoltados
A política do Governo para o ensino da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e os planos para o encerramento de serviços consulares estão a indignar e a revoltar as comunidades portuguesas, que prometem prosseguir a luta.
Solidariedade com o Saara
Utentes em luta
Ataque às condições de vida dos portugueses
Contra o fim do passe escolar
Livros em destaque
A receita amarga de Monti
As três principais centrais sindicais italianas uniram-se num protesto comum, convocando uma greve geral de três horas em cada turno de trabalho em repúdio pelo plano de austeridade apresentado pelo Governo de Mario Monti.
A chantagem do <i>BCE</i>
Em Agosto, o Banco Central Europeu exigiu ao governo espanhol o corte da massa salarial em troca da reactivação do seu programa de compra da dívida pública do país. Rajoy anunciou que vai cumprir.
Esperança de vida diminuiu
Trinta anos de aumento das desigualdades
Prisão da CIA localizada na Roménia
PP e PSOE excluem Esquerda Unida
Inês Zuber substitui Ilda Figueiredo
Um caso exemplar
O socialismo é o futuro!
78 partidos de 59 países de todos os continentes participaram, entre 9 e 11 de Dezembro, em Atenas, no 13.º Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários. No final, foi aprovada uma declaração onde se afirma que o fortalecimento da luta por rupturas antimonopolistas e anticapitalistas, a superação revolucionária do capitalismo e a construção do socialismo são a alternativa real ao sistema em crise profunda.
«O crime organizado apoderou-se do Estado»
Homicidio de jornalistas, atentados contra redacções, ameaças contra defensores dos direitos humanos e repressão de manifestantes fazem parte do quotidiano das Honduras dois anos e meio após o golpe de Estado que derrubou o presidente democraticamente eleito, Manuel Zelaya.