Desemprego aumentou em todas as regiões
Dados divulgados, dia 18, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) mostram que, no final de Outubro, havia 567 250 desempregados inscritos nos centros de emprego, mais 2,4 por cento face a Setembro e três por cento face ao mesmo mês de 2010.
Por faixa etária, segundo o IEFP, o maior aumento foi registado nos jovens (5,2 por cento), enquanto nos adultos se fixou em mais 2,7 por cento. Em termos regionais foi registado um aumento em todas as regiões do País, tanto em termos homólogos como na comparação com Setembro. Em comparação com 2011, o maior crescimento foi assinalado nos Açores, com 37,1 por cento, enquanto o Algarve registou a maior variação mensal, relativa a Setembro, de 13,2 por cento.
O Instituto refere uma redução do número de desempregados com níveis de escolaridade até ao 9.º ano e um agravamento nos restantes níveis, sendo particularmente significativa a subida em 16,7 por cento dos desempregados inscritos com o Ensino Superior.
Relativamente às profissões, as estatísticas do continente revelam cinco áreas particularmente afectadas: pessoal dos serviços, de protecção e segurança, trabalhadores não qualificados dos serviços e comércio, empregados de escritório, trabalhadores não qualificados das minas, construção civil e indústrias transformadoras e operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil. No total, estes grupos profissionais representavam 51,8 por cento do total de desempregados inscritos.