Encerramento de escolas
A Câmara Municipal de Lagos, alegando falta de verbas, decidiu encerrar, no início do ano lectivo, a escola do Sargaçal, com duas turmas de 12 e 14 alunos que vão ser deslocados para o Chinicato, e a EB1 n.º 2 de Lagos, cujos alunos – 24 a 25 em cada uma das suas três turmas – vão para a Ameijeira e para a EB1 n.º 3.
A Comissão Concelhia de Lagos do PCP considera a justificação da Câmara «inaceitável» face aos «desmandos que a gestão financeira municipal tem demonstrado», e repudia o facto de a decisão ter sido tomada já no decurso do ano lectivo e nas costas da Assembleia Municipal, sem ter em conta a instabilidade que gera em alunos, famílias, funcionários e corpo docente das escolas.
Repudiando, pois, esta «insensata» decisão – que sobrepõe critérios economicistas a critérios de natureza social e pedagógica –, o PCP diz que não sendo a mesma irreversível, impõe-se lutar contra ela, indo por seu lado «usar todos os instrumentos» para a aclarar.