Opinião
A talhe de foice

Sonhos e pesadelos

Os 100 dias do Governo de Passos Coelho «Tesoura» – ou será melhor dizer gadanha, já que é mesmo de...
PCP

1 de Outubro<br>O que está em causa

No próximo sábado as cidades do Porto e de Lisboa serão palco de duas grandes manifestações convocadas pela CGTP-IN contra o empobrecimento e as injustiças, pela defesa do direito ao emprego, ao salário, às pensões e à Segurança Social.

Actual

A colossal farsa

As contas ocultas da Madeira, o colossal buraco financeiro, enfim, as tradicionais jardineirices – velhas de décadas e sempre...
Actual

O domínio da mentira

No tempo da luta contra a «ditadura terrorista dos monopólios (associados ao imperialismo) e dos latifundiários», o...
Actual

Uma curiosa coincidência

O inevitável professor Marcelo foi entrevistado (jornal I, 24.09.11). Embora o jornal puxe para a primeira página a...
Crónica Internacional

Espiral

A crise do centro capitalista agrava-se rapidamente. Todos os dias há novos e importantes acontecimentos. Na UE, os planos da troika...
Em Foco

Toda a força aos protestos justos

Com as grandes manifestações que vão ter lugar em Lisboa e no Porto, «1 de Outubro vai ficar na história da luta social como um dia marcante do combate firme a esta política de direita e de luta pela alternativa que será capaz de responder às aspirações justas dos trabalhadores e ao desenvolvimento do País».

Só a luta pode pará-los!

As conhecidas intenções de alteração da legislação do trabalho têm um carácter retrógrado inequívoco e constituem a mais profunda tentativa de revisão das leis laborais, desde o 25 de Abril, posta em marcha de forma encapotada e cínica, a partir do acordado entre a troika dos credores (UE, BCE e FMI) e a troika dos submissos (PS, PSD e CDS).

A CGTP-IN, nas mais recentes posições que divulgou, salienta que a redução de salários e de direitos dos trabalhadores visa intensificar a exploração e nada tem a ver com a dívida pública, já que o resultado vai para os accionistas e donos das empresas. Aos trabalhadores, particularmente aos mais jovens, mas também à sociedade portuguesa, em geral, a central apela a que se mobilizem e lutem, contra as «propostas execráveis» já avançadas, contra a política de direita de sucessivos governos, por uma alternativa que garanta a dignidade de quem trabalha e que tenha por objectivos centrais o progresso e a justiça social. Só pela luta tal será possível – desde já, com uma muito forte participação nas manifestações do próximo sábado, em Lisboa e no Porto.

PCP

Travar com a luta o agravamento da exploração

As alterações que o Governo quer introduzir na legislação laboral visam o drástico agravamento da exploração, denunciou o PCP, que apelou a uma forte participação dos trabalhadores nas manifestações do próximo sábado, em Lisboa e no Porto.

Subversão do poder local democrático

O anunciado «Livro Verde» para a reforma administrativa do poder local é, para a Comissão Política do CC do PCP, um programa de «subversão do poder local democrático», que urge derrotar.

Encontro PCP-PEV

O PCP recebeu, na sua sede, uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» composta por...

Potencial de libertação e transformação

O PCP alertou, domingo, para as consequência na área da Cultura do Programa de Redução e Melhoramento da Administração Central e apelou à luta de todos os criadores e trabalhadores da Cultura.

Conhecer os problemas

Os deputados do PCP ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, visitaram os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga...

Organizar a resistência

Com as manifestações de dia 1 de Outubro no horizonte, as células e organizações do Partido multiplicam as...

Salários têm que ser pagos

A Europa-América, emblemática editora criada por Francisco Lyon de Castro, não paga os salários aos seus...
Trabalhadores

A Praça das Manifestações

O Ministério da Economia e do Emprego e o Parlamento foram os destinatários dos protestos, mas estes ganharam visibilidade na Praça Luís de Camões.

No MEC optaram pela fuga

O ministro Nuno Crato declarou disponibilidade para ouvir os professores, mas os responsáveis do Ministério não receberam os sindicatos da Fenprof e abandonaram o edifício a alta velocidade.

Combater o roubo organizado

Intensificar a luta contra «o roubo organizado» que significam as privatizações, fazendo-a convergir para a jornada de luta de 1 de Outubro foi o compromisso assumido, dia 22, em Lisboa, numa tribuna pública.

Salários e justiça

Trabalhadoras e trabalhadores do sector das cantinas e refeitórios, de todo o País, concentraram-se...

Polícias exigem actos

Não bastam «sucessivas promessas», são necessárias «medidas efectivas» do Governo para respeitar...

Contra 5.º turno no RSB

Contra a intenção da Câmara Municipal de Lisboa de criar um quinto turno no socorro directo...

Paguem aos CCD

Para exigir que a Segurança Social cumpra um despacho de Abril, pagando mensalmente e na íntegra as...
Assembleia da República

Mentiras e trapalhadas

A ordem do dia da sessão plenária de hoje será dominada pelo debate de urgência sobre Educação suscitado pelo PCP, que entretanto entregou dois diplomas relacionados, um, com as listas dos concursos, o outro, com a integração dos professores contratados na carreira docente.

A hora é de luta!

As mais recentes propostas de alteração à legislação laboral constituem um novo e «gravíssimo ataque aos trabalhadores». A esta autêntica «declaração de guerra» responde o PCP afirmando que «a hora é de luta», como ficará patente já no próximo sábado, dia 1.

Os intocáveis privilégios do capital

A maioria PSD/CDS, reforçada em quatro dos oito diplomas em debate com os votos negativos do PS, chumbou na passada semana o pacote legislativo do PCP destinado a uma maior justiça fiscal.

Nem privatizar nem liberalizar

PSD, PS e CDS-PP chumbaram no dia 16 um projecto de resolução do PCP que pugnava pela defesa do carácter totalmente...

Debate inacabado

Foi aprovada pelo PSD e CDS/PP, com os votos contra do PS e a abstenção do PCP e «Os Verdes», a proposta de lei que...

Não pensar nas pessoas

Qual a justificação do ponto de vista da política de Saúde para uma eventual descomparticipação da...

Má gestão e clientelismo

PSD e CDS inviabilizaram o projecto de lei do PCP que propunha a extinção da entidade pública empresarial Parque Escolar...

Viva o SNS!

«Após 32 anos da criação do Serviço Nacional de saúde, permanece actual o direito de todos os...

Erosão contínua

A «maior indignação» é o que merece da parte do PCP a política cultural deste Governo. Esse é...

Migalhas e pobreza

«Justiça, coesão e sensibilidade». Assim sumariou, em declaração política em nome do PSD, o...
Nacional

Lutas com vitórias

O Governo teima em liquidar o Serviço Nacional da Saúde (SNS), propondo ir mais longe do que o próprio memorando da troika e transformando a Saúde num negócio.

Denunciar a repressão israelita

A JCP integrou, entre os dias 18 e 22, uma missão de solidariedade com o povo palestiniano, promovida pelo Conselho Mundial da Paz e pela Federação Mundial da Juventude Democrática.

Europa

Não devemos, não pagamos

Depois do anúncio, na semana passada, de um novo pacote de austeridade, o governo grego voltou a ameaçar, no domingo, 25, com novas medidas de empobrecimento das massas.

Direitos e salários

Milhares de trabalhadores suíços e estrangeiros, entre eles portugueses, desfilaram, no sábado, 24, em Berna, contra o dumping salarial e para exigir a negociação de uma nova convenção colectiva.

Otegi oferece ramo de oliveira

O líder da esquerda independentista basca, Arnaldo Otegi, condenado a dez anos de prisão, endereçou uma mensagem de...

Contradições agudizadas

Longe de ser apenas uma crise das dívidas soberanas, do euro ou da zona euro, a crise da UE decorre da...
Internacional

O Estado 194 será a Palestina.

O Conselho de Segurança da ONU começou a analisar esta segunda-feira, 26, em Nova Iorque, o pedido do presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, de reconhecimento do Estado da Palestina.

René González obrigado a ficar em Miami

René González, um dos Cinco patriotas cubanos ilegalmente presos nos EUA, foi condenado a passar três anos de liberdade condicional em Miami, antro da extrema-direita anti-cubana.

Temas

32 anos a melhorar a Saúde dos portugueses

A criação de um serviço público de Saúde resultou em Portugal da iniciativa revolucionária do povo e de muitos profissionais de Saúde no contexto da Revolução de Abril. A Constituição da República designou-o como Serviço Nacional de Saúde e inscreveu-o como instrumento da concretização da responsabilidade prioritária do Estado garantir o direito à Saúde.

O povo da Grécia luta<br>pela construção do futuro

O agravamento da crise nos países do Sul da zona euro intensificou o debate ideológico na Europa.

Os governantes, os banqueiros, os dirigentes das transnacionais e os media ditos de referência repetem monocordicamente que não há alternativa para o capitalismo. Mas é indisfarçável o seu mal-estar perante o avolumar da contestação ao sistema.

Brutal aumento de impostos, menos e piores serviços

Na apresentação do «Documento de Estratégia Orçamental 2011-2015» na Assembleia da República, o característico ministro das Finanças deu novamente um «ar do seu saber». Citou Keynes para justificar o corte brutal da despesa pública ficando evidente que não tinha lido ou não tinha compreendido Keynes, pois qualquer estudante de economia sabe que Keynes defendeu a intervenção do Estado para animar a economia, nomeadamente durante uma recessão.

Argumentos
Pontos Cardeais

Pobreza

A presidente da Assembleia da República atribuiu a Mota Amaral, na qualidade de ex-presidente do Parlamento, um gabinete, uma...
TVisto

O outro lado da Lua

Não me dei conta daquela notícia apesar de sempre estar mais que atento, ávido, relativamente aos serviços...
Aconteceu

Redol e Fonseca lembrados na SPA

Os escritores Alves Redol e Manuel da Fonseca, cujos centenários do nascimento se comemoram este ano, foram o tema de uma...

Júlio Resende pintor do povo

O pintor Júlio Resende, um dos grandes nomes do neo-realismo português, faleceu, dia 21, em Valbom, Gondomar, aos 93 anos....

Adeus a José Niza

José Niza, o compositor de «E Depois do Adeus», faleceu em Lisboa, dia 23, aos 73 anos de idade. Com uma destacada...

TC acusado de falta de isenção

A decisão do Tribunal Constitucional (TC), dia 23, de recusar a inconstitucionalidade das normas da Lei do Orçamento do Estado...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Torres Vedras...

A semana em resumo

Frases

«Portugal é um país ocupado e não é o único. A...