- Nº 1973 (2011/09/22)

Fusão prejudicial

PCP

Os comunistas das freguesias de São Simão e São Lourenço de Azeitão, em Setúbal, estão contra a fusão das duas freguesias, que tem sido reclamada em abaixo-assinados de proveniência pouco transparente. As duas comissões de freguesia do PCP salientam ainda que não são apontadas razões que justifiquem tal fusão ou apontem qualquer benefício para as populações da existência de apenas uma freguesia em Azeitão. Fica assim claro, salientam, que «o que está por de trás destas movimentações não é a procura de soluções para os problemas com que as populações se confrontam e a melhoria das suas condições de vida, mas tão só aspirações pessoais e de poder».

Para o PCP, o caminho não deverá ser a diminuição do número de freguesias, até porque os argumentos dos que a defendem são economicistas, ao verem os custos da democracia «como um desperdício e não como um investimento essencial para um desenvolvimento equilibrado». Esta «retórica centralista» tem tido como resultados o encerramento cego de escolas, de serviços de saúde, de postos de correio, de forças de segurança, de linhas e ramais ferroviários, lembram as comissões de freguesia do PCP.

Não vendo vantagens na fusão das freguesias, os comunistas perguntam: contribuirá para uma maior aproximação dos eleitos às populações? E para um reforço das verbas colocadas à disposição da autarquia? E para o alargamento das suas competências? A resposta a todas estas questões é «não», garante o PCP.