Editorial

HÁ UMA ALTERNATIVA

A troika ocupante voltou em visita de inspecção: viu o que quis, disse que o que foi feito foi bem feito e sentenciou que...
Opinião
A talhe de foice

Outro desígnio

Basicamente, Passos Coelho foi à festa do PSD no Pontal dizer três coisas: que os portugueses têm um desígnio...
Actual

Um luxo de luz

A troika estrangeira marcou para sexta-feira passada uma conferência de imprensa para divulgar a sua apreciação sobre o...
Actual

É da história!

Neste fim-de-semana regressámos aos bons velhos tempos. Uma festarola em grande no Pontal, com direito à presença do...
Actual

In(digente)formação

A 8 de Agosto, foram os portugueses «informados» de que tinham os transportes mais baratos da Europa. No mesmo dia, no i, no...
PCP

Serviços de Informações,<br>crise cíclica e doença crónica

O Sistema de Informações da República (SIRP) padece de uma doença crónica, que decorre da sua desconformidade congénita e progressivamente agravada com o regime democrático constitucional, no seu modelo, orgânica, funcionamento, controlo e fiscalização. É um mal degenerescente e tendencialmente insanável, com surtos infectocontagiosos, que atingem profundamente a própria democracia, e crises cíclicas, como a que estamos a viver, e que, no actual quadro, ameaçam tornar o SIRP, a curto prazo, democraticamente irreformável.

Crónica Internacional

A ferro e fogo

O primeiro-ministro inglês não tem dúvidas. As revoltas nas ruas das cidades inglesas são apenas...
Em Foco

CGTP-IN apela à indignação e resistência

Contra a liberalização dos despedimentos, sindicatos e comissões de trabalhadores entregaram, dia 12, na Assembleia da República, mais de dois mil pareceres apreciados e aprovados em reuniões e plenários por milhares de trabalhadores. A central apela à indignação e ao exercício do direito de resistência.

PCP

«Esperam-nos grandes combates»

Na segunda-feira, num convívio em Monte Gordo e num jantar em Portimão, Jerónimo de Sousa garantiu que o PCP organizará a luta contra as medidas do Governo.

Professores em risco

O PCP considera que o anúncio do Ministério da Educação de encerrar 297 escolas do 1.º ciclo do Ensino...

Defender os <i>Correios</i>

Mais de cem pessoas juntaram-se ao protesto promovido pela Comissão Concelhia de Terras de Bouro do PCP...

Paisagem tem que ser defendida

Os comunistas de Sintra estão contra a construção do loteamento de Monte Santos, em pleno Parque Natural e na área...

Portugal continua a afundar-se

O PCP reagiu, anteontem e ontem, à divulgação pelo INE da estimativa rápida do PIB no segundo semestre do ano e da...
Trabalhadores

Casos graves na <i>SN Seixal</i>

Três acidentes de trabalho, em dois dias da mesma semana, vieram evidenciar os efeitos da retirada de direitos, da elevada precariedade e da limitação da liberdade na SN Seixal.

Menos TSU para lucros maiores

Com a redução da contribuição patronal para a Segurança Social, o Governo vai agravar brutalmente o IVA e aprofundar a recessão, para aumentar os lucros das empresas, opção que a CGTP-IN rejeita.

Contra cortes na segurança

As medidas anunciadas dia 12 pelo ministro das Finanças aumentaram o descontentamento de polícias e militares e suscitaram fortes protestos das suas organizações representativas.

Assembleia da República

Urge revogar taxas moderadoras

O PCP volta a colocar na ordem do dia a necessidade imperiosa de revogar as taxas moderadoras. E fá-lo em nome do «respeito por aqueles que menos têm e mais precisam», como sublinha em projecto de lei já entregue na AR visando cumprir aquele objectivo.

PCP contra introdução de portagens

O PCP opõe-se à aplicação de portagens na Via do Infante (A22), Algarve, tendo apresentado no Parlamento um projecto de resolução pugnando por esse objectivo.

Hipocrisia à solta

O PCP considerou que as medidas constantes do Programa de Emergência Social não passam de...
Nacional

Para quando o hospital?

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) interrogou o Governo (PSD/CDS) sobre a construção do novo hospital do Seixal, que o anterior executivo (PS) previa que estivesse concluído em 2013.

Evitar «erros» na Madeira

A CDU desafiou o Governo Regional da Madeira a negociar, no próximo quadro comunitário de apoio, o novo hospital do Funchal....

Alastra o descontentamento

Qualquer pessoa minimamente atenta ao que se passa à sua volta não pode deixar de concluir pelo alastramento do descontentamento...
Europa

A solução é mais emprego e educação

Uma importante manifestação realizada no sábado, 13, no bairro londrino de Tottenham, enviou uma mensagem clara ao governo britânico: a solução não é mais polícia e cortes, mas empregos e educação.

Mão no bolso

Berlusconi garantiu que o seu «coração sangra» por quebrar a promessa de «nunca pôr a mão nos bolsos dos italianos», mas que a «situação dramática» torna «inevitáveis» as novas medidas de austeridade.

A luta e o futuro

Os sucessivos títulos na comunicação social chamam a atenção para as crescentes...
Internacional

Estudantes voltam hoje à rua

A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) descartou participar na mesa de diálogo proposta pelo governo e confirmou para hoje uma nova greve nacional com o objectivo de demonstrar que os alunos não abdicam das suas reivindicações.

FARC-EP propõe diálogo

As Forças Armadas revolucionárias da Colômbia – Exército Popular (FARC – EP) reiteraram a sua...

Povo atento não desarma

O julgamento do ex-ditador Hosni Mubarak foi adiado para o próximo dia 5 de Setembro e a transmissão em directo das...

BRIC podem superar EUA e UE

O Brasil, a Rússia, a Índia e a China (BRIC) podem em breve superar os EUA e os países da UE integrados na zona euro como...
Temas

A guerra secreta em Portugal (conclusão)

Nesta última parte do seu trabalho dedicado à rede Gládio em Portugal, Daniele Ganser recorda-nos que a sua existência nunca foi objecto de investigação pelas autoridades portuguesas. Contudo, os factos e declarações recolhidos pelo historiador suíço revelam uma intensa actividade da Aginter Press, que teve sede em Lisboa.

Argumentos
Pontos Cardeais

«Conflitos»?

Passos Coelho voltou às discursatas do Pontal (uma cópia manhosa dos discursos da Festa do Avante! enjorcada pelo PSD algures...
Televisão

Vestígios

Em perfeita legítima defesa, na preocupação de escapar por algum tempo ao massacre por mediocridades e...
Festa do Avante!

Grande Gala de Ópera

Image 8375

 

O autêntico patriotismo é o que, à luz dos valores do humanismo, universaliza as qualidades de uma Nação.

Imbuído deste espírito que a crise convoca, o mega espectáculo de abertura volta a trazer a ópera à Festa, depois do sucesso alcançado em 2009. Mas desta vez a gala é, pela sua dimensão assim como pelo seu conteúdo artístico, bem mais ambiciosa.

O espectáculo oferece-nos original combinação ente dois universos: o da ópera e o da sinfonia. Será por isso gala lírico-sinfónica invulgar, desde logo pela sua rica diversidade: trechos célebres do reportório lírico reúnem-se com outros desconhecidos do não iniciado.

Como se isto não bastasse, o programa inclui ainda canções populares e peças corais sinfónicas que não são ópera.

Teremos assim, uma articulação não só inédita em espectáculos desta natureza como também de elevada exigência técnico-artística para os seus protagonistas (maestro, cantores, orquestra, coro). Um estimulante desafio que Avante! e Ginásio Ópera (co-produtores do espectáculo) quiseram enfrentar.

 

João Maria de Freitas Branco

Compositores

JOSÉ VIANA DA MOTA (1868-1948) Português, nascido na ilha de São-Tomé, filho de pais...

Programa

José Viana da MotaSINFONIA “À PÁTRIA”1.º andamento Esta sinfonia é o...

Somos todos construtores da Festa do Avante!

A pouco mais de uma semana da abertura das portas da Quinta da Atalaia, os militantes comunistas e muitos democratas amigos do PCP empenham-se na construção da maior iniciativa político-cultural nacional, tarefa para a qual todos somos chamados a contribuir.

Alves Redol e Manuel da Fonseca nasceram há 100 anos

Num ano em que a exposição política do Espaço Central da Festa do Avante! é dedicada ao 90.º aniversário do Partido, Liberdade, Democracia, Socialismo: um Projecto de Futuro, são evocados dois expoentes da cultura nacional e que são, ao mesmo tempo, parte integrante da história do PCP – Alves Redol e Manuel da Fonseca, ambos nascidos há 100 anos.

Promover a Festa

Mais de 30 pessoas participaram, sábado, na Barragem de Montargil, num concurso de pesca desportiva, que...

Abrir caminhos para uma sociedade mais justa

Interrogado sobre se «poderá o mundo de hoje ser reproduzido pelo teatro», Bertolt Brecht respondeu: «Uma coisa fica, porém, desde já, fora de dúvida. Só poderemos descrever o mundo actual para o homem actual na medida em que o descrevemos como um mundo passível de modificações». Aproveitando este raciocínio, Manuel Mendonça e Pedro Lago explicaram ao Avante! o que o visitante da Festa poderá encontrar nos três dias do Avanteatro, espaço que vai manter as artes de palco, já tradicionais, com uma programação que inclui teatro, teatro para a infância, dança, música e o cinema documentário.

Encontro solidário e internacionalista

Presente na Festa do Avante! desde a sua primeira edição, o Espaço Internacional distingue-se pela viva expressão da luta dos trabalhadores de todos os continentes, e da solidariedade dos comunistas portugueses para com as batalhas travadas pelos povos contra o imperialismo e a exploração, pelo progresso e justiça social, pela soberania e independência, pelo socialismo.

Aconteceu

Serenata para Fidel

Cantores de nove países dedicaram, na sexta-feira, 12, em Havana, uma serenata a Fidel Castro, na...

Iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP  Costa de Caparica...

A semana em resumo

Frases

«No início, também fui um grande apoiante da moeda única, mas hoje...