China ultrapassa EUA
A maioria dos cidadãos da Europa Ocidental acredita que a China vai ultrapassar os Estados Unidos enquanto potência mundial, indica uma sondagem do centro de pesquisa Pew Global Attitudes Projet.
Realizada entre Março e Maio e divulgada dia 13, a sondagem revela que mais de 66 por cento dos inquiridos em França, Espanha, Grã-Bretanha e Alemanha consideram que a potência asiática ou já ultrapassou os EUA ou tal irá acontecer inevitavelmente.
Esta opinião continua a prevalecer no conjunto dos 27 mil inquiridos de 22 países (incluindo nos EUA), embora com menor peso relativo (44 por cento, contra 43 de opinião contrária).
Comparando os resultados actuais com os obtidos em 2009 em apenas 18 países, verifica-se que as posições se inverteram. Em 2009, 44 por cento consideravam que a China nunca ultrapassaria os EUA e apenas 40 por cento afirmavam o contrário. Agora, nesse conjunto de países, 47 por cento acreditam que os EUA serão ultrapassados e apenas 36 por cento pensam que tal nunca acontecerá.