Afirmar o projecto comunista
No ano em que se assinala os 90 anos do Partido Comunista Português, o Pavilhão Central da Festa do Avante! dedica grande parte do seu espaço à história, luta e projecto do Partido da classe operária e de todos os trabalhadores.
Afirmar o projecto comunista, projectando-o como única solução para a humanidade confrontada com os limites do sistema capitalista, é o objectivo da exposição que sublinha as raízes do PCP e a sua fundação, o papel desempenhado pelo Partido e o combate ao fascismo e na conquista do Portugal de Abril, e o combate dos comunistas portugueses à contra-revolução em curso.
O socialismo como futuro e a identidade do PCP - natureza de classe, ideologia marxista-leninista, funcionamento democrático, ligação às massas e carácter patriótico e internacionalista - também vão ser destacados numa mostra onde não faltarão alguns dos objectos que ilustram o percurso do PCP, acompanhada da imprensa partidária, o Avante! e O Militante e da página da Internet.
No espaço do Pavilhão Central assinala-se igualmente os centenários do nascimento de Manuel da Fonseca e Alves Redol, os 140 anos da Comuna de Paris e os 35 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa, e, como já é habitual, não faltarão os debates no Fórum, no Auditório e no espaço «À conversa com...», bem como as novas tecnologias de comunicação.
No espaço Cineavante!, o cinema português com documentários, curtas e longa-metragens e filmes de ficção, produzidos nos últimos anos, merecem a atenção dos visitantes, que poderão, ainda, dialogar com alguns dos realizadores.
A Loja da Festa e o Café da Amizade, com a sua agradável esplanada são espaços que acrescentam dinâmica e convívio ao Espaço Central.
Os visitantes têm ainda a possibilidade de esclarecer dúvidas e ultrapassar preconceitos junto de militantes comunistas, e, se o entenderem, darem o passo determinante de tomar Partido e aderir ao PCP, passando a integrar o colectivo que insiste em seguir Avante por um PCP mais forte e pela construção da sociedade sem exploradores nem explorados.
Sem discriminação e para todas as idades
Na Festa de Abril assumem particular importância os espaços criança e os assegurados pelas organizações comunistas na Emigração, da Imigração e das Mulheres Comunistas.
Para os mais pequenos, o habitual cantinho dos Pioneiros de Portugal, entre o Palco 25 de Abril e o Lago, reserva actividades e brincadeiras e afirma junto de milhares de visitantes da Festa do Avante! que os direitos das crianças são inalienáveis, fazendo parte do núcleo central de uma sociedade justa e progressista.
Já os pavilhões da Emigração e Imigração salientam os laços que unem os trabalhadores de todo o mundo independentemente da sua origem, etnia ou credo. É com perspectiva de classe e rejeitando qualquer forma de discriminação que se forja a unidade dos proletários na luta contra a burguesia, consciência e coesão que, durante os três dias da Festa, se semeia pelo conhecimento e o respeito mútuos, pela discussão dos problemas e o estímulo à luta concreta por objectivos concretos, pela fruição de convívios e troca de saberes e sabores.
No mesmo espírito, o Pavilhão da Mulher dará particular atenção aos aniversário do PCP e aos 90 anos de luta do Partido, sempre ao lado das mulheres e dos seus direitos, anseios e aspirações, na promoção da sua luta e objectivos específicos no contexto da actual ofensiva de direita, e evidenciando que a emancipação social das mulheres só se realiza em todas as dimensões na construção do socialismo.