Peru
O governo revogou a concessão das minas de prata na região de Puno, onde fortes protestos das comunidade se têm feito sentir, particularmente por parte dos agricultores, que acusam a canadiana Bear Creek de contaminar os recursos hídricos.
A morte de cinco pessoas, na sexta-feira, 24, em consequência da repressão sobre uma manifestação pacífica no aeroporto local, e a onda de indignação que o acontecimento motivou no país, acabaram por forçar as autoridades a decidirem a favor dos contestatários.
Mas a política neoliberal seguida por Alan Garcia gera indignação não apenas entre as comunidades originárias. Na semana passada, pelo menos quatro pessoas morreram e 71 ficaram feridas na sequência da repressão policial sobre uma manifestação estudantil em Huancavelica, no centro do país.
Os estudantes rejeitam que os fundos afectos à Universidade Nacional de Huancavelica, situada numa das mais pobres regiões do Peru, sejam transferidos, sem qualquer justificação técnica ou científica, para a Universidade Nacional Autónoma de Tayacaja.