Brasil
Milhares de cariocas solidarizaram-se com os bombeiros em luta numa marcha que ocorreu domingo no Rio de Janeiro. No protesto, estiveram ainda membros das direcções das centrais sindicais CTB e CUT, e da organização estadual do Partido Comunista do Brasil.
Os 439 bombeiros libertados pelas autoridades no dia anterior, bem como as respectivas famílias, também marcaram presença numa manifestação onde se exigiu que todos sejam amnistiados.
Recorde-se que os bombeiros ocuparam, a semana passada, um dos principais quartéis do centro do Rio de Janeiro em protesto contra as deficientes condições de trabalho e os baixos salários.
Em causa está ainda um pacote legislativo que institui um tecto salarial para todos os funcionários públicos do sector, facto que pode levar ao alastramento da luta a todo o país.
Entretanto, o governo estadual do Rio de Janeiro adiantou para Julho o aumento salarial previsto para Dezembro, mas os profissionais estão dispostos a manter a luta uma vez que defendem que tal medida não faz mais que cobrir o poder de compra perdido face à inflação.