- Nº 1957 (2011/06/2)
Transportes públicos e cultura

Ruptura e mudança

Legislativas 2011

A Juventude CDU realizou, no passado dia 23, uma iniciativa de contacto com a população das regiões de Setúbal e Lisboa, em torno dos problemas dos transportes.

«Com os cortes orçamentais preconizados no Orçamento do Estado de 2011, aprovado pelo PS, PSD e CDS, com a conivência do Presidente da República, os estudantes, os trabalhadores e a população em geral viram as suas condições de acesso à rede de transportes públicos bastante agravadas e a qualidade dos serviços prestados deteriorada, consequência das consequentes subidas de preços e da privatização dos transportes», denuncia a Juventude CDU, que esteve nas estações de comboio do Fogueteiro, do Pragal e de Corroios, e nos barcos de Cacilhas, Seixal e Barreiro.

Na outra margem, a iniciativa prolongou-se pelas estações de Roma-Areeiro e Entrecampos e nos terminais dos barcos de Terreiro do Paço e Cais do Sodré, onde também foram apresentadas propostas concretas, apontando outro rumo, de ruptura e mudança, por uma rede de transportes públicos para todos.

No dia 19, no Teatro Azul, em Almada, a Juventude CDU organizou uma iniciativa sobre «direito ao trabalho com direitos», em particular no que toca aos trabalhadores do sector da cultura. Uma acção que contou com a participação de Carina Castro, candidata da CDU, e João Barreiros, da Interjovem e da Direcção Nacional da JCP. Ali, foram apresentadas as propostas da CDU no combate à precariedade, aos falsos recibos verdes e ao desemprego.