Editorial

UMA CAMPANHA POLÍTICA DE MASSAS

A campanha eleitoral da CDU – uma verdadeira campanha política de massas – afirma-se e destaca-se de todas as restantes,...
Opinião
Actual

«Os tolos»

Em política a estratégia da mentira, da ignorância e do populismo é bem conhecida. Teve e tem nos partidos de...
Actual

Qualquer coisa de verdade

Pode parecer estranho, mas venho aqui lembrar que PS, PSD e CDS dizem «qualquer coisa de verdade» na campanha eleitoral. Por...
A talhe de foice

A História

De há uns 20 anos para cá, o nosso «mundo desenvolvido» anda nitidamente às arrecuas. Refiro-me aos EUA,...
PCP

Sem hesitação, agora CDU!

Ruptura com a política de direita ou prosseguimento do rumo de afundamento do País, esta é uma das questões cruciais que os portugueses têm nas suas mãos decidir no próximo dia 5 de Junho.



Crónica Internacional

Nas malhas da crise

Seja qual for a verdade dos factos – e no momento em que escrevemos muita coisa está ainda por esclarecer – é uma...
Em Foco

50 medidas e acções para a Mudança

No seu compromisso eleitoral apresentado aos portugueses no dia 21 de Abril – e foi o primeiro partido a fazê-lo –, o PCP aponta caminhos e soluções para os problemas mais graves e candentes que estão colocados ao povo e ao País.

Enriquecendo o conteúdo dessas linhas orientadoras do seu programa, na passada semana, pela voz do seu Secretário-geral, o PCP deu a conhecer 50 propostas concretas que assumem o carácter de «verdadeiros compromissos para a mudança».

Propostas, como sublinhou em conferência de imprensa Jerónimo de Sousa, que exprimem «um sentido de ruptura e mudança com o actual rumo de desastre nacional», indo simultaneamente «ao encontro das justas e legítimas aspirações de largos sectores da sociedade».

Legislativas 2011

O povo tem o direito a decidir do seu futuro

Ao recusar os «actos de submissão que tentam aprisionar a vontade soberana do nosso povo, como aquele que sem brio e sem dignidade patriótica PS, PSD e CDS pretendem concretizar no pacto com o FMI e a União Europeia», a CDU assume-se como o garante da independência e da soberania nacionais, afirmou Jerónimo de Sousa no domingo, num comício realizado em Lisboa.

Milhares na Ribeira com a CDU

Perante um Cais da Estiva com mais de cinco mil entusiasmados apoiantes, Jerónimo de Sousa lembrou, dia 21, ao povo do distrito do Porto que tendo um programa comum, PS, PSD e CDS deixarão de poder continuar a alternar no Governo.

Um exemplo que dá força para a luta de hoje

Catarina Eufémia foi assassinada em 19 de Maio de 1954 quando encabeçava uma delegação de operárias agrícolas que reclamavam do agrário pão e trabalho – uma luta que permanece actual, afirmou Jerónimo de Sousa na homenagem à heroína popular realizada no domingo em Baleizão, onde realçou que o seu exemplo dá «ânimo, força e coragem» para os exigentes combates que hoje travamos.

O voto que não trai

«Os jovens serão as principais vítimas da política de direita», avisou Jerónimo de Sousa, num comício, dia 20, em Pevidém, Guimarães, no distrito de Braga, salientando que para o evitar só o voto na CDU conta.

Persistir para vencer

Em mais um dia de pré-campanha eleitoral, Jerónimo de Sousa esteve, no dia 18 de Maio, nos distritos de Setúbal e Lisboa, onde falou com pescadores, participou numa sessão pública sobre cultura e jantou com mais de uma centena de mulheres que apoiam a CDU.

Todos os votos contam!

No segundo dia de campanha, Jerónimo de Sousa rumou ao distrito de Portalegre, onde Luísa Araújo é cabeça de lista pela CDU. Ali encontrou uma região completamente devastada, onde o desemprego, o envelhecimento e a desertificação são as principais preocupações das populações raianas.

Uma voz incómoda que tentam calar

Dezenas de activistas da coligação PCP-PEV concentraram-se na noite de 19 de Maio junto às instalações da TVI em protesto pela exclusão da CDU dos debates entre as candidaturas do PS e do PSD em Lisboa e no Porto.

Escola pública é pilar do progresso

Num comício centrado na defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, as escadarias monumentais, em Coimbra, foram chão seguro da luta da CDU por aquele importante pilar de um País democrático, justo e desenvolvido.

Jantar-comício no Couço

Ganhos os votos e eleitos os deputados, «houve quem cumprisse o prometido e quem traísse o povo», disse Jerónimo de...

Conhecer para intervir

Ao mesmo tempo que intensifica a campanha eleitoral, integrado na coligação com o PEV, o PCP continua a manter encontros com diversas organizações ouvindo as suas razões e explicitando a política alternativa que propõe.

Romper com a desertificação

Apostar na produção e na coesão territorial e lutar por políticas nacionais que combatam as assimetrias entre o...

Leiria pode produzir mais

A CDU dedicou dois dias da sua campanha eleitoral no distrito de Leiria e a outras tantas questões...

Saúde deve ser pública

Manuel Pires da Rocha, primeiro candidato da CDU por Coimbra, esteve na manhã de dia 17 a contactar com trabalhadores e utentes dos...

Nós apoiamos a CDU!

 

Publicamos hoje novos nomes que vêm juntar-se à já longa lista de apoiantes da CDU às eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho. Em comum a todos estes homens e mulheres.

PCP

O Estado ao serviço dos banqueiros

O PCP classifica de ilegais e injustas as orientações contidas no chamado «Código de conduta» sobre cláusulas bancárias redigido pelo Banco de Portugal, advertindo que subjacente à iniciativa está o propósito de «abrir as portas à banca para alterar unilateralmente os contratos de acordo com os seus interesses».

Urge superar carências

O PCP defende o reforço do quadro de pessoal da Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática (DANS), entendendo...
Trabalhadores

Resposta de luta<br>às troikas e ao PR

O programa imposto pela troika estrangeira, com submissão ou apoio da troika nacional e também do Presidente da República, deve ser rejeitado e substituído por efectivas alternativas, salientou a CGTP-IN, nas grandes manifestações que na quinta-feira, 19 de Maio, levaram dezenas de milhares de pessoas às ruas de Lisboa e do Porto.

Retomada luta na <i>CP</i>

As normas laborais impostas pelo Governo começam a provocar a supressão de serviços na CP, avisa o Sindicato dos Ferroviários. A greve ao trabalho extraordinário recomeça este sábado.

Alarme e luta

Na Educação ou nas autarquias locais, como entre militares e investigadores da Polícia Judiciária, a redução de verbas põe em causa as funções do Estado e gera firmes reacções de protesto e luta dos profissionais.

Paga um, despede seis

No «acordo» que o FMI, o BCE e a UE fizeram com a troika nacional, são apontadas alterações à...

Eleições sindicais hoje

Os associados do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul estão a eleger...
Europa

Espanhóis arrasam Zapatero

O PSOE sofreu a sua maior derrota eleitoral de sempre, perdendo nas 13 comunidades autónomas em disputa e na esmagadora maioria dos oito mil municípios.

Políticas suicidas

O ministro de Finanças grego, Guiórgos Papaconstantinu, advertiu, na terça-feira, em Atenas que o país deixará de pagar a dívida caso não receba 12 mil milhões de euros da ajuda externa.

Austeridade poupa ricos

As mil pessoas mais ricas da Grã-Bretanha possuem actualmente a soma colossal de 396 mil milhões de libras (1 libra = a 1,15...

Mobilização e luta

Neste momento tão próximo de 5 de Junho, quando faltam poucos dias para que os eleitores portugueses...
Internacional

Reformas na Justiça e Comunicação

A comissão eleitoral equatoriana confirmou, a meio da semana passada, a vitória do Sim no referendo no Equador. O governo garante, desta forma, o avanço de reformas nos sectores da Justiça e Comunicação.

Golpe na farsa dos computadores

Os supostos arquivos do computador de Raúl Reys não são meio de prova, decidiu o Supremo Tribunal da Colômbia. Com...

Povo vigilante

O executivo provisório tunisino anunciou, no passado dia 16, a formação de uma comissão cujo objectivo é...

Obama desmente-se

Depois de ter afirmado que «as fronteiras entre Israel e a Palestina devem ser baseadas nas existentes em 1967, com mudanças de...
Argumentos
TVisto

A taxa

Tem sido muito falada nos dias mais recentes, os últimos da chamada pré-campanha, tal como provavelmente o será em todos...
Gastronomias

Uma desgraça nunca vem só

Para os que andam pelo mundo aos tombos Estava na China, para um tratamento médico, e tinha que sair e voltar a entrar por...
Pontos Cardeais

Um milhão (I)

Vem nos jornais, citando directamente o Instituto Nacional de Estatística (INE): o número de desempregados em Portugal...
Aconteceu

Almada condiciona hipermercados

O novo regulamento municipal que condiciona o horário das grandes superfícies instaladas no concelho de Almada entrou em vigor...

Porto vence Braga em final europeia

O Futebol Clube do Porto venceu a Liga Europa ao derrotar o Sporting de Braga por 1-0, na final realizada dia 18 em Dublin, na Irlanda. Foi...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 26  ...

A semana em resumo

Frases

«[Sócrates e Coelho] são dois infiltrados do anti-social em partidos de...