Pelo novo Centro de Saúde
A construção urgente de um novo Centro de Saúde em Corroios, com capacidade para responder às necessidades dos utentes da freguesia e garantir adequadas condições de trabalho aos seus profissionais, voltou a ser reclamada pelo PCP.
Aspiração antiga da população, da comissão de utentes e dos eleitos da CDU, a construção deste equipamento afigura-se da maior importância para fazer face aos constrangimentos de vária ordem que se verificam no funcionamento do actual Centro de Saúde. Este, com efeito, não obstante as obras entretanto realizadas, reabriu sem que tenham sido resolvidas as suas insuficiências.
Como salienta a Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP em comunicado do seu Gabinete de Imprensa, os actuais espaços de espera de atendimento são ainda mais exíguos do que os anteriores, obrigando muitos utentes a aguardar na rua ou nas escadas.
«As mesmas instalações mas com menos salas de espera servem quase 40 mil utentes», refere o PCP, que lembra dar-se ainda o caso de as consultas às grávidas serem no terceiro piso, sem elevador.
Tudo isto, critica o PCP, numa freguesia (Corroios) onde há mais de 20 mil utentes sem médico de família e onde a carência destes profissionais se agravou com a saída recente de três por motivo de aposentação.