- Nº 1955 (2011/05/19)

Voto de classe

Legislativas 2011

Em muitas empresas e sectores do distrito de Lisboa estão a ser distribuídos comunicados aos trabalhadores com as razões pelas quais estes devem votar, no dia 5 de Junho, na coligação PCP-PEV. Para lá das razões gerais, cada comunicado inclui argumentos dirigidos aos trabalhadores de uma empresa ou sector.

Por exemplo, num folheto que está a ser distribuído nas empresas do grupo TAP, recorda-se que tanto o PS como o PSD ou CDS pretendem privatizar a transportadora aérea nacional (TAP, SPdH e LFP), «destruindo uma empresa estratégica para o País, de bandeira e prestigiada».

Já na Carris, depois de salientar os malefícios da política de direita seguida por PS, PSD e CDS, o comunicado aí distribuído lembra a actividade dos deputados do PCP em defesa da empresa e dos seus trabalhadores: mais de 10 requerimentos apresentados sobre a situação da Carris, CarrisBus e CarrisTur, denunciando as ilegalidades aí cometidas e a real situação dos trabalhadores. Os deputados comunistas opuseram-se também ao Orçamento do Estado e aos sucessivos PEC, que introduziam o roubo nos salários, nos prémios e nas horas extraordinárias, bem como ao novo regime de certificação dos motoristas, prejudicial a estes trabalhadores, apresentaram alternativas e apoiaram as propostas dos sindicatos. «É de mais deputados da CDU que os trabalhadores da Carris precisam», conclui-se no comunicado.