Editorial

O VOTO CERTO

A três semanas das eleições, no cenário sombrio da dramática situação gerada por trinta e...
Opinião
A talhe de foice

Seis por cento

No início desta semana, um senhor engravatado anunciou solenemente os juros que o «resgate» português irá...
Actual

Cano roto

Que têm em comum países como as Seychelles, a Jamaica, as Maldivas, as Bermudas, as Bahamas, ou as Ilhas virgens, para...
Actual

Bloco de Elástico

«Esquerda de confiança» era o lema que se podia ler no cenário de fundo verde da VII Convenção do...
Actual

Um recado vindo de longe

«Fazei, Senhor, que nunca os admirados Alemães, Galos, Ítalo e Ingleses,possam dizer que são para mandados mais do...
PCP

Mais votos na CDU<br> Mais força para continuar a luta

Os que destruíram a nossa indústria, os que destruíram a nossa agricultura pagando aos agricultores para não produzir (importamos cerca de 80 por cento dos bens alimentares que consumimos); os que destruíram as nossas pescas e criaram a situação aberrante de termos a maior zona económica exclusiva e importarmos cerca de 70 por cento do pescado consumido; os que entregaram aos capitalistas os sectores estratégicos da economia que deviam estar ao serviço de um projecto nacional de desenvolvimento, são os mesmos que colocaram mais de 800 mil portugueses no desemprego, um milhão e 200 mil com vínculos laborais precários, mais de dois milhões no limiar da pobreza (incluindo 23 por cento das crianças do País), mais de 300 mil pessoas a passar fome e 597mil crianças sem abono de família só entre Agosto de 2010 e Fevereiro de 2011.

Crónica Internacional

A pedra angular

Atente-se na actualidade substancial destas linhas escritas por Lénine há 90 anos: «A questão das guerras...
Em Foco

Os agentes da ingerência e do saque

Afinal quem são as organizações que integram a famigerada troika que desde há semanas faz parte do nosso quotidiano, ocupando noticiários das rádios e televisões e enchendo páginas de jornais?

Que interesses servem? As medidas que pretendem impor abrem perspectivas de desenvolvimento ou constituem-se, ao invés, como factores de estagnação e retrocesso?

Percebamos melhor quem são, o que fazem e ao que vêm.

 

Instrumentos de apropriação e domínio

São vários os instrumentos e mecanismos através dos quais, em nome da alegada «ajuda» para superar dificuldades financeiras, são impostos aos povos planos e programas que na prática constituem autênticas operações de saque organizado da riqueza e dos recursos, de agressão aos direitos dos trabalhadores e das populações, de violação da soberania e dos interesses nacionais. Percorramos nesta página os meandros de alguns desses processos de espoliação.

Quais são as medidas que Sócrates escondeu aos portugueses?

O programa da dita «ajuda» externa, da troika FMI/BCE/UE, apoiado pela troika PS/PSD/CDS-PP, representa a maior agressão aos direitos do povo e aos interesses do País desde os tempos do fascismo. A concretizar-se, agravará a recessão económica, o desemprego e a pobreza, a dependência externa de Portugal. Eis uma síntese de algumas das medidas previstas, às quais se seguirão outras, após as eleições de 5 de Junho, caso o povo português não trave os intentos dos partidos da política de direita:

Os responsáveis pela dívida são os banqueiros, os capitalistas e os partidos que os servem

Os trabalhadores e o povo não são os culpados pela situação ruinosa em que se encontra o País.

A situação em que o País se encontra tem na sua origem razões e responsáveis políticos. O endividamento externo é o resultado de décadas de política de direita conduzida por PS, PSD e CDS-PP ao serviço do grande capital, da reconstituição do capitalismo monopolista e dos seus interesses, e a consequência do processo de integração capitalista da União Europeia que os mesmos partidos tanto apoiam.

A desinformação e os seus fantasmas

Na falta de argumentos para justificar o injustificável, isto é, a total capitulação face aos interesses da troika FMI/BCE/UE – com a imolação dos trabalhadores e do povo e a hipoteca do futuro do País –, os serventuários da situação e do sistema lançam mão a toda a desinformação, agitam medos, exploram incompreensões. Os dois expedientes mais vulgarizados nestes dias respeitam à inevitabilidade do tratamento a que nos querem submeter e ao perigo de sem ele o País falir.

Apetece perguntar: quantas vezes já teria falido Portugal, ao longo da sua longa História, se um país fosse à falência?!

Legislativas 2011

Redistribuir a riqueza

Jerónimo de Sousa participou, anteontem, no Centro Cultural de Belém, na Conferência Europa e Política Fiscal, promovida pela TSF, Diário de Notícias e Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Portugal não é um país pobre!

Jerónimo de Sousa participou, sábado, nas iniciativas de apresentação dos candidatos da CDU pelos círculos eleitorais de Bragança e Vila Real. O combate à desertificação e a aposta na produção estiveram em primeiro plano.

Batalha pelo progresso

A CDU do Porto apresentou, na semana passada, o seu Manifesto Eleitoral, um conjunto de propostas e orientações políticas prioritárias para o distrito.

Aproveitar potencialidades

O Secretário-geral do PCP passou o domingo na Beira Interior, em iniciativas nos distritos de Viseu, Guarda...

Presta contas em Leiria

Bruno Dias, deputado do PCP, e Ana Rita Carvalhais, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de...

Santarém

Na sexta-feira, a CDU apresentou, na Sociedade Recreativa Operária, o mandatário concelhio de Santarém às...

Visita a bairro social

Uma delegação da CDU - composta por Agostinho Lopes, cabeça de lista da CDU por Braga, Torcado Ribeiro, candidato e...

CDU apresenta propostas

A CDU, representada pelo seu cabeça de lista no distrito de Faro, Paulo Sá, participou, no dia 7 de Maio, num debate, com outras...

Comício na Marinha Grande

Centenas de pessoas participaram, segunda-feira, na Marinha Grande, num jantar-comício da CDU, que contou com a presença, entre...

Debate em Évora

A Organização do Ensino Superior de Évora da JCP organizou, no início da semana, um jantar/debate que contou com a...

Contactos em Beja

Rita Rato, candidata da CDU às eleições legislativas, realiza, amanhã, uma visita à cidade de Beja, onde...

Força da esperança

O Auditório da Junta de Freguesia de Baltar encheu-se de gente para acolher, no dia 8 de Maio, uma sessão pública no...

Mulheres comemoram Abril

Cerca de duas centenas de mulheres, amigas e activistas da CDU, participaram, dia 27 de Abril, num jantar comemorativo do 25 de Abril, que se...

Alternativa em Aveiro

Com a sala do Auditório do Orfeão, em Ovar, a abarrotar, foi apresentada, no dia 30 de Abril, a lista da CDU pelo círculo...

Voto de mudança

Bernardino Soares, candidato da CDU pelo distrito de Lisboa à Assembleia da República, contactou, há dias,...
PCP

Rejeitar pela luta e pelo voto o pacto da submissão

O PCP reagiu, no dia 5, através de uma declaração do seu Secretário-geral, ao pacto assinado entre o FMI/BCE/CE e PS, PSD e CDS-PP. Jerónimo de Sousa alertou para a gravidade das medidas nele contidas, realçando que a não serem travadas pela luta, hipotecarão por décadas o futuro de Portugal e dos portugueses. Assim, a denúncia e rejeição deste pacto é, mais do que um direito, um dever, realçou o Secretário-geral comunista, reafirmando o caminho alternativo que o PCP propõe. Transcrevemos em seguida a declaração de Jerónimo de Sousa.

Concentração em Lisboa

Respondendo ao apelo da CDU, centenas de pessoas voltaram a concentrar-se, no dia 5, junto ao Ministério...

Mariano Almeida

Dezenas de pessoas compareceram, no dia 7, no cemitério dos Olivais, em Lisboa, nas cerimónias...

Comunistas exigem respeito pela liberdade

À medida que se agrava a situação social do País e se aproximam as eleições sucedem-se as violações à liberdade de propaganda política do PCP e da CDU, como aconteceu recentemente em Vila Nova de Gaia e em Coimbra.

PCP reuniu com LOC, CNJ e JOC

O PCP encontrou-se, no dia 5, com responsáveis da Liga Operária Católica, no âmbito do conjunto alargado de...

90 anos contados em vidro

Está patente no Centro de Trabalho do PCP na Marinha Grande até final de Maio uma exposição de peças em...
Trabalhadores

Resposta corajosa e necessária

Vencendo coacções e ameaças, mais de 60 por cento dos funcionários públicos convocados para a greve de dia 6 repudiaram as medidas de austeridade e o «maior ataque aos direitos dos trabalhadores desde o fim do fascismo».

Outro rumo com a luta

O «memorando» que o FMI, a UE e o BCE impuseram e que o Governo, o PS, o PSD e o CDS aceitaram vem dar razões ainda mais fortes para a participação em massa nas manifestações de 19 de Maio, em Lisboa e no Porto.

Resistência com frutos

As manobras dos patrões das cadeias Pingo Doce e Continente para romperem a tradição e desrespeitarem o simbolismo do 1.º de Maio não tiveram reflexo no funcionamento das lojas.

Greve no Teatro Nacional

Hoje, os trabalhadores do Teatro Nacional D. Maria II cumprem uma greve, das 10.30 às 11.30 horas, e das 21.00 às 22.00 horas,...

<i>Águas da Figueira</i>

Os trabalhadores da Águas da Figueira cumpriram uma greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da...

Direitos golpeados

Nos hipermercados Jumbo no distrito de Setúbal há direitos consagrados na legislação laboral que são letra...

Mais de 2630 empresas isentas

Das quase 2700 empresas sediadas na Zona Franca da Madeira, a esmagadora maioria, 2637 ou 97,6 por cento, estão isentas de pagamento de...
Europa

<i>Bildu</i> vai às urnas

«A simples suspeita não pode constituir um argumento juridicamente aceitável para excluir alguém do pleno exercício do seu direito», lê-se no acórdão do TC que autoriza a coligação basca Bildu a concorrer às eleições de dia 22.

Grécia alarma<br> Eurogrupo

No dia em que o semanário Der Spiegel publicou a notícia de que o governo grego estava a estudar a hipótese de abandonar...

SNP triunfa na Escócia

O Partido Nacional Escocês (SNP) alcançou a maioria absoluta no parlamento na sequência das eleições...

Greve pára Itália

Milhares de trabalhadores e estudantes manifestaram-se, dia 6, nas principais cidades de Itália, no decurso de uma jornada de greve...
Internacional

Barbárie não conhece limites

Depois de tentar assassinar o mais alto responsável de um Estado-Membro das Nações Unidas e do anúncio do uso de fundos soberanos para sustentar os rebeldes líbios, os imperialistas são agora acusados de terem deixado morrer dezenas de imigrantes que fugiram do país na sequência da guerra.

Prosseguem os protestos

Milhares de marroquinos condenaram, domingo, em Marraquexe, o terrorismo e exigiram reformas políticas no país. Concentrados na...

PC de Israel saúda

O Partido Comunista de Israel (PCI) considera o acordo estabelecido entre Fatah, Hamas, Frente Popular de Libertação da...
Temas

A Democracia no País dos Sovietes (II)

Após a 1.ª Guerra Mundial (1914-1918) e a intervenção estrangeira (1918-1920), a agricultura e a indústria do país dos sovietes estavam em ruínas.

No 10.º Congresso do Partido, em Março de 1921, é decidido deixar o regime de requisições aos camponeses, substituindo-o por um imposto em espécie, inferior, permitindo a comercialização da produção excedente; ao «comunismo de guerra» sucedeu a nova política económica (NEP). Este recuo veio consolidar a aliança de operários e camponeses. Um ano depois, no 11.º Congresso, o recuo foi dado por findo e passou para primeiro plano a «ofensiva económica contra o capital privado».

Argumentos
Pontos Cardeais

Cinco a um

No seu «programa eleitoral» o PSD parece ter-se esmerado a ser «mais papista que o papa», ou seja mais troikista que a...
TVisto

A campanha ininterrupta

Um debate entre Jerónimo de Sousa e Paulo Portas iniciou oficial ou oficiosamente, não sei bem, o período de...
Aconteceu

«A filha rebelde» julgada

Iniciou-se no passado dia 3 o julgamento do ex-director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Carlos Fragateiro, e de José...

Almada regula horários

A Assembleia Municipal de Almada (AMA) aprovou o regulamento municipal de horários de funcionamento dos...

Moradores contestam rendas

Na cerimónia de inauguração da ETAR do Seixal, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, foi recebida com protestos...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 12  ...

A semana em resumo

Frases

«Sócrates, Coelho e Portas disseram “ámen” a tudo, só...