PCP faz balanço parlamentar da XI Legislatura

Um trabalho ímpar na defesa do País

O PCP divulgou, quarta-feira, o balanço da sua actividade parlamentar, que é simultâneamente um compromisso com a mudança que o voto na CDU comporta. Seja qual for o resultado das próximas legislativas, as propostas serão retomadas como prioridades e objecto de iniciativas parlamentares.

PS mantém tiques de autoritarismo

Image 7310

A XI Legislatura, iniciada em Outubro de 2009 e concluída em Abril de 2011 com a demissão do governo PS e a dissolução da Assembleia da República, fica «incontornavelmente marcada pela imposição de medidas profundamente lesivas da grande maioria dos portugueses, constantes dos Programas de Estabilidade e Crescimento (PEC) e dos Orçamentos do Estado, aprovados pelo PS, PSD e CDS».

«A realidade é que as medidas gravosas constantes dos PEC, como os cortes de salários, os cortes cegos nas prestações sociais, como o abono de família ou o subsídio de desemprego, o corte nas comparticipações dos medicamentos, agravamento do IVA, a recusa do aumento do salário mínimo, a redução do apoio social escolar, o encerramento de escolas e unidades de saúde, as privatizações, o benefício fiscal dos mais ricos e dos especuladores, contaram sempre com a convergência do PS e do PSD, e frequentemente do CDS», salientam os deputados do PCP.

No texto do balanço da sua actividade – que pode ser visto na íntegra em http://www.pcp.pt/um-trabalho-%C3%ADmpar-na-defesa-dos-trabalhadores-do-povo-e-do-pa%C3%ADs – os comunistas explicam ainda que o Governo do PS «nunca quis entender o significado de ter perdido em 2009 a maioria absoluta que detinha desde 2005, e em vez de adoptar uma política aberta ao diálogo e de procura de convergências para políticas que viessem de encontro aos reais interesses e necessidades do povo português, insistiu na prossecução de políticas de direita e de convergências com a direita, mantendo todos os tiques de autoritarismo que haviam marcado a Legislatura anterior, encenados com artificiais dramatizações da vida política e com manobras destinadas a ludibriar os portugueses e a contrariar decisões tomadas democraticamente pela maioria na Assembleia da República».

Sobre a demissão do Governo e de José Sócrates, os deputados do PCP sublinham que a mesma é uma «consequência do aprofundamento da crise social e económica» e do «total fracasso» das suas políticas. «O recurso à União Europeia e ao FMI é a confissão pública desse fracasso», afirmam, lembrando que «a convergência entre o PS, o PSD e o CDS, imposta pelo grande capital e convenientemente apadrinhada pela Presidência da República, no apoio ao pedido de uma intervenção externa, revela bem de que lado está cada força política».

 

Seriedade e rigor

 

O Grupo Parlamentar do PCP não trabalha para a estatística. Responde pela qualidade do seu trabalho e não abdica da seriedade e rigor das suas propostas e iniciativas. Na XI Legislatura, os deputados comunistas apresentaram 162 projectos de lei (22 dos quais aprovados), 111 projectos de resolução (42 aprovados) e 41 apreciações parlamentares de decretos-lei do Governo.

Para além disso, realizou quatro Jornadas Parlamentares (Viseu, Setúbal, Santarém e Madeira), promoveu 13 audições públicas, agendou oito debates em plenário sobre assuntos da maior premência para o nosso País e apresentou 2385 perguntas ao Governo sobre assuntos concretos.



Mais artigos de: Nacional

Fazer crescer a CDU

Jerónimo de Sousa participou, quinta-feira, na apresentação pública do mandatário distrital, Vítor Ranita, e do primeiro candidato da CDU, Honório Novo, pelo círculo eleitoral do Porto.

CDU exige eleições livres

Na cerimónia de apresentação da lista de candidatos da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores, que se realizou no dia 9 de Abril, na Horta, José Decq Mota, cabeça de lista, salientou que «este tempo» exige a disponibilidade de todos...

Sempre com as populações

No dia 13 de Abril, num agradável convívio onde estiveram mais de uma centena de pessoas, a CDU apresentou o mandatário distrital e a lista de candidatos à Assembleia da República. Uma iniciativa que contou com a presença de Dias Coelho, da Comissão Política, e de...

Eleger um deputado em Leiria

A CDU apresentou, no dia 15 de Abril, o mandatário, José Luís de Sousa, e a cabeça de lista da CDU, Ana Rita Carvalhais, pelo círculo eleitoral de Leiria às eleições legislativas de 5 de Junho. Na iniciativa, a candidata sublinhou que a...

Utentes indignados

A luta dos utentes contra a introdução de portagens nas SCUT e em defesa dos serviços de saúde e de transporte não vai parar. Continuam na ordem do dia as acções de protesto contra decisões e medidas tomadas e aplicadas pelo Governo que,...