Mais médicos
O Movimento de Cidadãos Independentes em Defesa das Urgências em Vendas Nova exigiu, na semana passada, a contratação de mais médicos para o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do centro de saúde local.
«Sempre reivindicámos a criação de um Serviço de Urgência Básica (SUB), que tem mais médicos e melhores condições, mas se não há essa intenção, então que melhorem este serviço com a contratação de mais médicos», afirmou, em declarações à Lusa, Anabela Vagarinho.
Na quarta-feira, mais de uma centena de utentes de Benavente concentraram-se junto do SAP local contra a eliminação de um médico no horário das 8 às 9 horas desde 1 de Abril. Para Domingos David, da Comissão de Utentes, «mais do que o que se passa nessa hora em concreto, é o princípio que lhe está subjacente», afirmou, recordando: «a ministra comprometeu-se a termos o serviço aberto durante 24 horas e é isso que temos que exigir».
A prestação de cuidados médicos no SAP de Benavente é assegurada, no período entre as 8 e as 20 horas, por uma empresa de prestação de serviços de saúde contratada, enquanto que entre as 20 e as 8 horas os turnos são cumpridos por médicos do Serviço Nacional de Saúde.