Italianos pela Educação gratuita

Centenas de milhares de professores e estudantes manifestaram-se no sábado nas principais cidades de Itália em defesa do direito constitucional à educação pública gratuita.

Segundo os organizadores, participaram na jornada cerca de um milhão de manifestantes, convocados por 94 associações, incluindo o movimento «Povo Violeta», a organização humanitária «Emergency» e a ambientalista Legambiente, com o apoio da central sindical CGIL, e da generalidade dos partidos de esquerda.

Além da capital, registaram-se importantes manifestações em Bolonha, Milão, Florença, Pádua, Vicenza, Reggio Emília, Nápoles, Aosta, Génova, Turim e Udine.



Mais artigos de: Breves Europa

UE recusa reduzir taxas à Irlanda

Os líderes da zona do euro recusaram-se, no dia 11, a reduzir as taxas de juro exigidas à Irlanda pelos empréstimos internacionais. Em declarações à imprensa, o presidente da Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que a Irlanda «não tem cumprido todas as...

Alemães contra nuclear

Um cordão humano com cerca de 60 mil pessoas ligou, no dia 12, o percurso entre a central nuclear de Neckarwestheim e Estugarda, capital do estado federado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Evocando o desastre de Fukuchima, os manifestantes reivindicaram a desactivação das 17 centrais...