Editorial

NOVE DÉCADAS DE LUTA

Por todo o País, as organizações e militantes do PCP levam por diante um vasto conjunto de iniciativas com as quais...
Opinião
A talhe de foice

Censo sem senso

Os portugueses começaram este mês a receber o questionário dos Censos através do qual é suposto, uma vez...
Actual

Com uma imensa alegria

A vitória da canção «Luta é alegria» no Festival da Canção é, do ponto de vista...
Actual

Sempre comunista

O 90.º aniversário do PCP proporcionou aos comentadores do costume os comentários do costume. É assim há...
Crónica Internacional

É tempo de Impedir a guerra

A retórica imperialista e a «tenda mediática» montada em torno da Líbia remete-nos para Março de 1999,...
Em Foco

Pescadores respondem a nova ameaça

No dia 25 de Fevereiro, em mais de 60 embarcações, pescadores de ambas as margens do Tejo partiram da Trafaria e concentraram-se em Pedrouços, para repudiarem o novo Código Contributivo da Segurança Social, em vigor desde 1 de Janeiro. Armadores da pesca artesanal e costeira poderão ter de abandonar a actividade.

90 anos de futuro

Com casa cheia e um caloroso ambiente de alegria e confiança, o PCP iniciou sexta-feira à noite, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, a celebração do 90.º aniversário da fundação do Partido. Lembrando e honrando um passado glorioso, o comício-festa foi vigorosamente apontado às batalhas do presente e à construção de melhor futuro.

Um Partido a crescer

Largas centenas de militantes e simpatizantes comunistas assinalaram o 90.º aniversário num grande almoço realizado no Seixal, com a presença de Jerónimo de Sousa.

Venda especial

Também pelo Avante! se levou mais longe o significado do 90.º aniversário do PCP. A edição passada, contendo...
PCP

Acto de vassalagem

O PCP acusa o Governo de se ter comprometido, no encontro com Angela Merkel, com mais dependência económica, novos ataques a quem trabalha, subserviência política e menos soberania.

Quando o Estado dá o (mau) exemplo

A campanha do PCP contra a precariedade tem também expressão na Assembleia da República, onde os comunistas denunciam empresas que usam e abusam dos vínculos precários.

Disponível para lutar

A célula do PCP na Brisa está a denunciar as ilegalidades cometidas pela empresa em relação aos direitos dos...

80 anos do <i>Avante!</i>

As comemorações dos 90 anos do PCP não fizeram esquecer o outro aniversário carregado de simbolismo que se...
Trabalhadores

Primeiros frutos da luta

A administração da Secil abandonou a intenção de congelar salários, enquanto os mineiros da Panasqueira conquistaram uma actualização de 2,5 por cento e um novo subsídio.

Protesto a transbordar

A plataforma sindical dos professores apelou a uma grande iniciativa de protesto, no dia 12, colocando como objectivo encher o Campo Pequeno e daqui para a rua, em direcção ao ME.

Inaceitável no conteúdo e na forma

A CGTP-IN considera que a Declaração Conjunta sobre um Acordo Tripartido para a Competitividade e Emprego é contrária aos interesses dos trabalhadores e não se integra num processo de negociação sério.

Polícias vão a S. Bento

Depois de uma série de protestos realizados desde o início de Fevereiro, em todos os distritos e...

Luta mantém-se em Loures

«Vamos continuar a lutar», garantem as comissões sindicais do STAL/CGTP-IN no Município de Loures, na carta-aberta...

Despedimento impedido

No âmbito do procedimento cautelar, suscitado pelo CESP/CGTP-IN, o tribunal decretou a suspensão do despedimento do delegado...
Assembleia da República

Há populações ainda abandonadas

Passado um ano sobre a tragédia que se abateu sobre a Madeira há populações que ainda não receberam a ajuda necessária à reconstrução das habitações e à salvaguarda da segurança de pessoas e bens.

Pelo emprego com direitos

Combater os falsos recibos verdes convertendo-os em contratos efectivos – dando com isso um precioso contributo à luta pelo emprego com direitos – , eis, em síntese, a solução inovadora proposta pelo PCP em projecto de lei que esteve em debate sexta-feira passada no Parlamento.

Pôr ordem na casa

Não vingou o propósito do Governo de extinguir o número de eleitor, medida preconizada em proposta de lei recentemente...

Travado retrocesso

O Parlamento aprovou sexta-feira passada a cessação de vigência requerida pelo PCP, BE e PSD do decreto-lei do Governo que...
Nacional

É pela luta que as mulheres defendem os seus direitos

O PCP vai promover, no dia 28 de Março, uma Audição Parlamentar sobre os direitos de maternidade e paternidade, na qual pretende recolher diversos testemunhos de mulheres trabalhadoras e as opiniões das diversas organizações – sindicatos, associações de mulheres, entre outras – ao mesmo tempo que prosseguirá a sua iniciativa legislativa nesta área.

A propósito de novas freguesias

Esta conversa eufémica com que nos envolvem constantemente, dizendo coisas suaves e promessas fagueiras que nos vão transformar...
Europa

Direitos arrasados

Os sindicatos romenos admitem recorrer à greve geral para travar o desmantelamento da legislação laboral e a eliminação dos direitos elementares dos trabalhadores.

Cruzada reaccionária

O governo checo, dominado pelo Partido Cívico Democrático (ODS), lançou uma campanha com o objectivo declarado de ilegalizar do Partido Comunista da Boémia-Morávia (KSCM).

Protestos eclodem no Norte

Mais de 20 mil pessoas manifestam-se, dia 2, no Norte de Nicósia, contra as medidas de austeridade impostas pela Turquia,...

Franceses desejam revoltar-se

Mais de metade dos franceses desejaria uma revolta popular no seu país, revelou um inquérito encomendado pelo L'Humanité...
Internacional

Líbia cercada pelo imperialismo

Forças leais ao governo líbio e grupos afectos aos rebeldes continuam a disputar o controlo das principais cidades do país, ao mesmo tempo que o imperialismo aperta o cerco a Khadafi.

Protestos contra a ocupação

Uma multidão de afegãos manifestou-se, domingo, em Cabul, contra a ocupação e acusou os EUA de serem responsáveis pela morte de civis e pela destruição do país.

Protestos alastram

Animados pelas movimentações de massas na Tunísia e no Egipto, milhares de pessoas protestam, de Marrocos a Oman, contra...

Angola exige explicações

O governo exige que os EUA dêem mais explicações sobre o material bélico encontrado num navio norte-americano que...
Temas

Um homem chamado «Gineto»

Baptista Pereira nasceu em Alhandra a 7 de Março de 1921, um dia depois fundação do PCP, a que viria a aderir em 1946, e viveu a sua infância junto ao Tejo. Soeiro Pereira Gomes, que se fixou nesta vila na década de 30, escolheu-o para personagem do seu mais conhecido romance, Esteiros, que conta a história das crianças obrigadas a trabalhar nos telhais da vila e onde o «Gineto» (Baptista Pereira) já revelava grandes qualidades de nadador.

No ano em que completaria 90 anos, tal como o seu Partido, lembramos o «maior nadador português de sempre», o «homem vertical», o «operário lutador e solidário» que foi Baptista Pereira, com uma entrevista (inédita em Portugal) que José Casanova, actual director do Avante!, lhe fez no longínquo Natal de 1972, em Bruxelas.

Companheiros de caminho

A porta abriu-se e Pedro deixou passar um homem alto, magro e com uma cara talhada por rugas, mas atractivo. Entrou com a cabeça baixa, que só levantou quando a porta se fechou. Cumprimentou os donos da casa, Isabel e Jorge, e agradeceu a hospedagem que estes amigos lhe davam a pedido de Pedro, velho amigo dos dois.

Argumentos
TVisto

«Ler e depois»

O título deste texto, talvez crónica, propositadamente grafado entre aspas para evitar eventuais suspeitas de desavergonhado...
Correspondência

Marx a Ludwig Kugelmann (em Hannover)

 [Londres,] 17 de Abril de 1871 A tua carta chegou em ordem. Neste momento estou cheio de trabalho. Por isso, apenas algumas palavras....
Pontos Cardeais

Falhas I

Uma auditoria encomendada pelo Ministério da Justiça a uma empresa da especialidade (a Critical Software) detectou 21 falhas na...
Aconteceu

Morreu Alberto Granado

O bioquímico argentino Alberto Granado, que acompanhou Ernesto Che Guevara durante uma viagem de mota por diversos países da...

Ouro e prata para Portugal

O português Francis Obikwelu sagrou-se campeão da Europa dos 60 metros nos Campeonatos de Pista Coberta de Atletismo, em Paris,...

Vida fora da Terra

Um astrobiólogo da NASA afirmou ter encontrado provas da existência de vida fora da Terra, em fósseis de bactérias...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP  ...

A semana em resumo

Frases

«As figuras dos grupos financeiros têm dado sinais de que é preciso que o PS...