Editorial

UMA GRANDE JORNADA DE LUTA

A decisão da CGTP-IN de convocar, para dia 19 de Março, uma grande manifestação nacional, apresenta-se como o dado...
Opinião
A talhe de foice

Pormenores e pormaiores

A história da intempestiva passagem de Armando Vara por um centro de saúde de Lisboa, veiculada pela TVI, deu que falar a semana...
Actual

Tínhamos razão…

O Mundo Árabe vive tempos de convulsão e de profunda luta dos seus povos pela mudança, mas a análise mais...
Actual

Uma flecha contra o céu

O que se passa no mundo faz-me lembrar uma lenda da Grécia clássica de um homem que, indignado com a injustiça...
Crónica Internacional

O mundo árabe tem história

Tudo fizeram para que o esquecêssemos, mas, projectada pelo autêntico levantamento popular que percorre o mundo árabe e...
Em Foco

Intensificar o protesto e a luta

O Conselho Nacional da CGTP-IN convocou, para 19 de Março, um «dia de indignação e de protesto dos trabalhadores dos sectores público e privado, dos jovens com vínculos precários, dos desempregados e dos pensionistas e reformados, contra o desemprego, as injustiças e as desigualdades, pela mudança de políticas».

PCP

O País não está condenado ao atraso

Mantendo a mesma política, o País não conseguirá dar resposta ao declínio económico e social que permanece e se acentua, afirmou o Secretário-geral do PCP numa sessão pública em Aveiro.

 

Ler e reler, estudar e compreender

Nas mãos dos comunistas, a obra teórica de Álvaro Cunhal é uma arma para a luta que o Partido trava, afirmou Rui Mota, das Edições Avante!, na apresentação na Covilhã do Tomo III das Obras Escolhidas.

PCP vota censura

O PCP pronunciou-se, no dia 19, sobre a moção de censura anunciada pelo BE e o seu sentido de voto. Transcrevemos em seguida a...

Proposta precária

A proposta de lei do Governo relativa à certificação dos maquinistas de locomotivas e comboios virá precarizar ainda mais o trabalho e intensificar a exploração, alerta o PCP.

Uma nova etapa que começa

Depois de cinco anos de emissões, a Comunic – rádio do PCP na Internet, chegou ao fim. Para o PCP, a decisão de...

Não calam os comunistas!

O PCP recebeu uma notificação da Câmara Municipal de Gaia relativa à colocação de propaganda. A...

90.º aniversário do PCP

O Avante! assinala no próximo número o 90.º aniversário do PCP com uma edição especial. As...
Trabalhadores

Greve parou a <i>Secil</i>

Os trabalhadores da cimenteira de Setúbal não aceitam que lhes sejam negados aumentos salariais quando a Secil e o Grupo Semapa dão lucros milionários aos accionistas.

Na luta com todos

Mais de dois mil representantes dos sindicatos da Administração Pública decidem reforçar e alargar a luta pelos salários, os direitos, as pensões, os serviços públicos e a democracia.

Novas lutas nos transportes

A Fectrans/CGTP-IN e vários sindicatos realizam uma concentração frente ao Ministério da tutela, na quarta-feira, depois de decidirem futuras acções.

A questão da dívida

Prepara o Governo a privatização das empresas públicas de transportes, para o que se desenvolve uma gigantesca e prolongada ofensiva ideológica, que assenta num debate superficial, recheado de slogans e sofismas.

Assembleia da República

Urge romper o ciclo vicioso da precariedade

O Governo do PS tem em preparação novas medidas para acentuar a precarização e a perda de direitos. Trata-se de acelerar e intensificar o processo de exploração dos trabalhadores, linha de rumo que o PCP condena e rejeita.

Pelos direitos das populações

O PCP vai propor um debate de urgência na AR para avaliar a reconstrução e os apoios às populações afectadas pelo temporal que se abateu sobre a Madeira há precisamente um ano.

Erros colossais do Governo

A falha clamorosa do sistema informático do Ministério da Administração Interna no dia das eleições presidenciais é apenas a ponta do icebergue das «graves e profundas» responsabilidades do Governo pelo descalabro que envolveu todo o processo.

 

Governo tem de agir

O presidente do Grupo Parlamentar do PCP voltou a defender que só a intervenção do Estado...

Pôr cobro a situação ilegal

O PCP quer ver averiguado o que se passa com o denominado sistema de informações e operações policiais – uma...

Pela Palestina livre

Foram rejeitados com os votos contra do PS, PSD e CS/PP três projectos de resolução do PCP, «Os Verdes» e BE...
Nacional

Agressões e ameaças em Murça

O Governo lida mal com a indignação, o protesto e a luta dos portugueses. Na sexta-feira, em Murça, antes de o primeiro-ministro chegar para a inauguração de um centro escolar, a GNR apreendeu o equipamento sonoro da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A24, A23 e A25, que recolhia assinaturas contra as portagens nas SCUT. O dia ficou ainda marcado pela agressão e ameaça, por parte de elementos da comitiva de José Sócrates, a uma delegação da Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro que pretendia entregar um documento com as principais propostas e reclamações para sair da crise em que está mergulhada a Região Demarcada do Douro.

Europa

Amizades

José Sócrates, o Governo do PS e o próprio PS são nossos amigos. São daqueles amigos verdadeiros, sempre...

GUE/NGL defende alternativa

O Parlamento Europeu aprovou dia 16 uma resolução que dá seguimento às políticas da Comissão e do...

Soberania em causa

As novas regras da chamada «governação económica», em discussão no Parlamento Europeu, constituem um atentado à soberania nacional, consideraram, dia 18, em conferência de imprensa, os deputados do PCP ao PE, Ilda Figueiredo e João Ferreira.

Internacional

Marcha da vitória

Dois milhões de pessoas voltaram a ocupar, dia 18, a Praça Tahrir, no Cairo, para assinalar a primeira semana do derrube do presidente Mubarak e exigir à Junta Militar a concretização das prometidas reformas democráticas.

O povo organiza-se

O movimento popular que derrubou o ditador Ben Ali, em 14 de Janeiro, na Tunísia, continua activo lutando por verdadeiras mudanças democráticas que dêem resposta às reivindicações económicas e laborais dos trabalhadores.

Protestos reprimidos

O aeroporto da cidade líbia de Bengasi, principal bastião dos opositores ao regime de Khadafi, ficou totalmente destruído...

BM receia vaga de revoltas

A escalada dos preços dos bens alimentares a nível mundial pode provocar uma «massa de convulsões, os governos...

Luta épica em Wisconsin

A mobilização popular junto ao Capitólio de Madison, estado de Wisconsin, Centro-Leste dos...
Temas

Eleições e ruptura

Mais de 52% dos portugueses abstiveram-se de votar nas eleições para a Presidência da República.

A cobertura mediática da campanha foi má e perversa. Jornais, televisões e rádios desinformaram intencionalmente. A televisão foi especialmente indecorosa. Os analistas habituais, todos defensores do sistema, exibiram-se em exercícios de pequena política em mesas redondas, entrevistas e artigos.

PS e PSD aliados para destruir o poder local

Estamos perante um processo de reforma administrativa em Lisboa manipulado desde o seu início para ser utilizado a nível nacional.

Vai ao encontro de outras ofensivas dos governos do PS, contra os hospitais e maternidades, contra as escolas, contra estruturas de serviço público desconcentradas em todo o País, que foram encerradas, esvaziando ainda mais o interior.

A subversão da Constituição ao serviço das desigualdades

«Os planos de desenvolvimento económico e social têm por objectivo promover o crescimento económico, o desenvolvimento harmonioso e integrado de sectores e regiões, a justa repartição individual e regional do produto nacional, a coordenação da política económica com as políticas social, educativa e cultural, a defesa do mundo rural, a preservação do equilíbrio ecológico, a defesa do ambiente e a qualidade de vida do povo português».

Quem tem medo das associações de mulheres? (e de quais?)

Com Abril destruíram-se as grilhetas fascistas que aferroavam o direito de reunião e associação mantendo-o sob a égide e autorização do governo fascista, que tudo via, tudo controlava. E no texto constitucional de Abril? Pode ler-se, no seu artigo 46.º que «Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam contrários à lei penal», bem como que «as associações prosseguem livremente os seus fins sem interferência das autoridades públicas (...).»

Argumentos
Pontos Cardeais

O regresso dos «chefes»

A semana passada foram tomadas decisões judiciais favoráveis aos dois sindicalistas presos no final de uma...
TVisto

Custos acrescidos

Em tempos, lembro-o não com enorme nitidez, o dr. Pedro Passos Coelho foi deputado na Assembleia da República. A sua...
Religiões

A placa giratória da riqueza (2)

O grande problema que se coloca ao Vaticano é o da salvaguarda da própria imagem pública. Por isso mesmo, os papas...
Aconteceu

Apoios não chegam à Madeira

Na segunda-feira, fez um ano que a Ilha da Madeira foi atingida por uma catástrofe natural que provocou dezenas de vítimas...

Acto desumano na Sertã

A Associação dos Pais e Encarregados da Sertã (APES) alerta, em comunicado, para o facto de estarem a terminar, no dia 28...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP...

A semana em resumo

Frases

«Sabe o que falta neste país? É coragem!» (Fernando Pinto Monteiro,...