Faleceu António Borges Coutinho
António Borges Coutinho, uma das figuras de referência da oposição à ditadura fascista e da luta por um Portugal democrático, faleceu, dia 3, em Lisboa, com 87 anos,
Advogado em Ponta Delgada, participou na campanha eleitoral do General Humberto Delgado, sendo preso pela PIDE em 8 de Março de 1961 e transferido para Lisboa onde foi julgado em Tribunal Plenário. Integrou as listas da CDE em 1969, participou nos Congressos da Oposição Democrática de Aveiro e fez parte das listas do MDP/CDE às eleições nacionais em 1973.
Após o 25 de Abril, ocupou o cargo de Governador Civil do Distrito de Ponta Delgada, destacando-se na luta anti-separatista e pela democratização das regiões dos Açores e da Madeira. Em 1978 aderiu ao PCP, tendo sido candidato pela CDU/Açores à eleições para a Assembleia da República. Em 2001 foi agraciado pela Presidência da República, com o grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade.
Nas cerimónias fúnebres estiveram presentes Manuela Bernardino e Domingos Abrantes em representação da Direcção do PCP, Conceição Matos e José Cavaco. O Secretariado do CC e a DORAA do PCP dirigiram à família enlutada as manifestações do seu mais profundo pesar.