Exemplo para o País
A Câmara de Almada chegou ao final de 2010 com uma execução orçamental de 95 por cento relativa à receita e uma poupança de 4,6 milhões de euros, que pretende manter em 2011. Em conferência de imprensa, Maria Emília de Sousa, presidente da autarquia, afirmou-se «orgulhosa» com a gestão, considerando que este é «bom exemplo para os municípios e para o País», e criticou os «sucessivos cortes orçamentais que o poder local tem sofrido».
A eleita do PCP sublinhou que estes resultados foram conseguidos, «apesar das acentuadas quebras nas transferências do Estado para as autarquias – que tiraram, nos últimos dois anos, 2,3 milhões de euros a Almada» –, devido a uma «gestão apertada e criteriosa».
Na passada semana, a autarquia CDU aprovou o Plano de Pormenor Cinco (PP5) do Projecto Costa Polis, referente às praias de transição, que prevê a saída dos parques de campismo junto ao mar. O plano, aprovado por unanimidade, abrange uma área de 71,6 hectares entre a praia do Clube de Campismo do Concelho de Almada (CCCA) e a praia da Riviera, entre o Atlântico e as terras da Costa.