Bossi pede eleições antecipadas
O líder da Liga Norte, Umberto Bossi, o único aliado actual do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, pediu no sábado, 18, a convocação das eleições antecipadas na Itália, depois de o governo ter superado a moção de censura, dia 14, por apenas três votos.
Bossi, que é ministro para as Reformas para o Federalismo, descartou a possibilidade de a maioria que apoia o governo poder chegar a acordo com a União dos Democratas-Cristãos e de Centro (UDC) para garantir a estabilidade até ao final da legislatura em 2013. «Há três meses que digo que a única solução são eleições», declarou, acrescentando que a crise económica é apenas um «álibi» para não ir às urnas.
Berlusconi beneficiou dos votos favoráveis de quatro transfugas: Catia Polidori, Maria Grazia Squilini, ambas membros do novo partido de Gianfranco Fini, Futuro e liberdade para a Itália (FLI), Massimo Calearo, do Partido Democrático e de Domenico Scilipotti, da Itália dos Valores, liderado por Antonio Di Pietro, que já denunciou uma operação de compra de votos por parte do governo e apelou à intervenção do presidente da República.