- Nº 1933 (2010/12/16)
ALDA

22 anos de luta

Nacional

Mais de meia centena de pessoas participou, no dia 5 de Dezembro, num almoço comemorativo do 22.º aniversário da Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), que se realizou na Freguesia de Arões, Vale de Cambra. Uma iniciativa que ficou marcada por uma homenagem simbólica ao padre Manuel Dias, que já fez parte da Mesa da Assembleia Geral da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) e do Conselho Consultivo da ALDA.

Albino Silva, presidente da associação, salientou a importância do aniversário, «um acto de grandeza e alegria», de «convivência» e de «solidariedade activa». «Amizade e convivência definida por uma elevada consciência marcada por 22 anos de luta em defesa dos interesses dos agricultores e das agriculturas da nossa região», afirmou, dando conta, no entanto, que «os ventos prenunciam tempos muito difíceis para os agricultores, para os baldios, para os povos e compartes». «Mas os ventos que ao longo destes 22 anos de vida elevaram os nossos gritos de coragem, de luta, sempre com os olhos postos nos campos, na esperança das sementes crescerem, irão dar frutos aos nossos filhos», acrescentou.

Numa referência às próximas eleições presidenciais, Albino Silva recordou que em 1992, na Cúria, quando milhares de agricultores mobilizados pela CNA e associados se manifestavam contra a assinatura da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), Cavaco Silva, então primeiro-ministro, hoje Presidente da República e candidato às presidenciais, «mandou investir cães, cavalos e polícia de choque contra os agricultores». «Hoje lava as mãos como Pilatos, como se não tivesse culpa pela situação dramática a que a nossa agricultura chegou», acusou

Esta comemoração ficou ainda marcada pela intervenção de João Dinis e do padre Manuel Dias, que, em nome pessoal, transmitiu aos presentes palavras de conforto, de esperança e de votos de dias melhores para a nossa agricultura portuguesa.