Nova «Agenda da Solidariedade»
No âmbito da promoção da nova «Agenda da Solidariedade», o Núcleo da Moita da Associação de Amizade Portugal-Cuba promoveu, sábado, no Restaurante Tertúlia, um almoço-convívio que contou com cerca de 50 pessoas, entre as quais Ivete Garcia, primeira-secretária da embaixada de Cuba em Portugal, e Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP.
A Agenda para 2011 dá conta de que o Núcleo iniciou a sua actividade há três anos, promoveu três convívios e, durante uma semana, uma exposição na Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, para além de se empenhar activamente na Campanha «Cuba com Todos, Todos por Cuba», na recolha e acondicionamento de cerca de 40 toneladas de alimentos enviados de Portugal para aquela Ilha das Caraíbas, assolada pelos furacões Ike e Gustav em 2008.
O repúdio pelo bloqueio e a exigência da libertação dos Cinco patriotas prisioneiros nos EUA por um crime que não cometeram são «marcas de uma nova presença na luta contra o imperialismo, por um mundo de paz e cooperação entre os povos e de independência nacional em todos os continentes», afirma-se na introdução.
O lançamento da Agenda, apresentada por António Figueiredo, teve o apoio da AAPC, do MDM, do STAL de Setúbal, das juntas de freguesia da Moita, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira - que se fizeram representar -, da Regiset, do Restaurante O Manel e do Café do Hugo. Esta iniciativa contou ainda com a intervenção de Rui Garcia, vice-presidente da Câmara da Moita.