PS e PSD cúmplices
O Governo está a preparar a privatização da Metro do Porto, alerta a Direcção da Organização Regional do Porto do PCP, que acusa os autarcas do PS e do PSD de serem cúmplices, como aliás demonstra o seu silêncio perante o que se está a passar.
Na verdade, é o sub-financiamento da Metro do Porto – que se tem vindo a acentuar de ano para ano – que levou a empresa à situação de falência técnica em que se encontra, garante o PCP. Mais, o custo total dos investimentos deste projecto teve apenas 25% de financiamento a fundo perdido quando o previsto era de 43,9% e, na prática, as indemnizações compensatórias que o Governo está a transferir pelo serviço público de transporte realizado pela empresa corresponde a apenas metade das verbas devidas.
Ou seja, o PS e o PSD «estão feitos» para levar à privatização da Metro do Porto, conclui o PCP, que atribui a essa intenção o facto de a Junta Metropolitana do Porto, com a unanimidade dos autarcas PS e PSD, ter entregado a maioria do Concelho de Administração ao Governo.