Paquistão reabre fronteira

O go­verno pa­quis­tanês re­a­briu a pas­sagem de Khyber-Torkham, na fron­teira com o Afe­ga­nistão. Por este acesso passam cerca de 80 por cento dos abas­te­ci­mentos da NATO. O Pa­quistão en­cerrou o en­tre­posto, du­rante nove dias, em pro­testo contra o au­mento dos bom­bar­de­a­mentos dos EUA no Norte do país.

A 30 de Se­tembro, dois sol­dados pa­quis­ta­neses e meia cen­tena de su­postos mi­li­tantes ta­li­bans mor­reram na sequência de uma in­cursão aérea norte-ame­ri­cana. A ope­ração in­flamou ainda mais o re­púdio da po­pu­lação pa­quis­ta­nesa face aos per­ma­nentes bom­bar­de­a­mentos dos EUA com aviões não-tri­pu­lados, obri­gando o exe­cu­tivo de Is­la­mabad a de­cretar o blo­queio dos abas­te­ci­mentos à Ali­ança Atlân­tica.

Du­rante o ano de 2010, os EUA con­du­ziram mais de 80 ata­ques com «drones». Em 2009, o total de raides foi de 53.

Es­ti­ma­tivas não ofi­ciais in­dicam que pelo menos um mi­lhar de pa­quis­ta­neses, muitos dos quais civis, já terão mor­rido na sequência deste tipo de ac­ções.

Du­rante o pe­ríodo em que es­teve en­cer­rada a pas­sagem de Khyber-Torkham, cerca de 400 ca­miões de abas­te­ci­mento da NATO fi­caram re­tidos. Os grupos ar­mados que se opõe à ocu­pação do Afe­ga­nistão apro­vei­taram para lançar ata­ques e, em seis dias, des­truíram 149 veí­culos car­re­gados de com­bus­tí­veis e man­ti­mentos.



Mais artigos de: Internacional

Derrota impossível de esconder

Nove anos de­pois do início da guerra do Afe­ga­nistão, o im­pe­ri­a­lismo pro­cura ocultar o ato­leiro em que se tornou a ocu­pação do ter­ri­tório. O re­cru­des­ci­mento da re­sis­tência faz dis­parar as baixas entre as tropas es­tran­geiras tor­nando cada vez mais evi­dente que só a re­ti­rada pode pôr fim ao con­flito.

Moldavos voltam às urnas

O pre­si­dente in­te­rino da Mol­dávia dis­solveu o par­la­mento do país e con­vocou elei­ções para o final de No­vembro. Mihai Ghimpu tomou esta me­dida de­pois de go­rada a ten­ta­tiva de al­te­ração da Cons­ti­tuição.

Desemprego não recua nos EUA

A taxa de desemprego na América do Norte não recuou em Setembro. No total, 95 mil postos de trabalho foram destruídos naquele período, mantendo o índice em sentido estrito nos 9,6 por cento. De acordo com informações divulgadas pelo Departamento do Trabalho, só no...

Credibilidade ferida

Reagindo à atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2010, o PCP considerou, em nota emitida pelo Gabinete de Imprensa do Partido, que tal é «inseparável das pressões económicas e políticas dos EUA à República Popular da China» e...