Paquistão reabre fronteira
O governo paquistanês reabriu a passagem de Khyber-Torkham, na fronteira com o Afeganistão. Por este acesso passam cerca de 80 por cento dos abastecimentos da NATO. O Paquistão encerrou o entreposto, durante nove dias, em protesto contra o aumento dos bombardeamentos dos EUA no Norte do país.
A 30 de Setembro, dois soldados paquistaneses e meia centena de supostos militantes talibans morreram na sequência de uma incursão aérea norte-americana. A operação inflamou ainda mais o repúdio da população paquistanesa face aos permanentes bombardeamentos dos EUA com aviões não-tripulados, obrigando o executivo de Islamabad a decretar o bloqueio dos abastecimentos à Aliança Atlântica.
Durante o ano de 2010, os EUA conduziram mais de 80 ataques com «drones». Em 2009, o total de raides foi de 53.
Estimativas não oficiais indicam que pelo menos um milhar de paquistaneses, muitos dos quais civis, já terão morrido na sequência deste tipo de acções.
Durante o período em que esteve encerrada a passagem de Khyber-Torkham, cerca de 400 camiões de abastecimento da NATO ficaram retidos. Os grupos armados que se opõe à ocupação do Afeganistão aproveitaram para lançar ataques e, em seis dias, destruíram 149 veículos carregados de combustíveis e mantimentos.