Editorial

A FARSA E OS FARSANTES

As «zangas» entre José Sócrates e Passos Coelho continuam a ocupar parte considerável do tempo e do...
Opinião
Actual

Honduras: a resistência continua

Há quinze meses, em 28/6/2009, um golpe militar destituiu o presidente legítimo das Honduras, Manuel Zelaya, e instalou no poder...
Actual

Política de feijão-frade

«O PS é o partido dos direitos sociais». Pasme-se: é com esta espécie de declaração de...
A talhe de foice

Brutos, claro

Um dia depois de terem ouvido Angel Gurría, secretário-geral da Organização para a Cooperação e...
Crónica Internacional

Venezuela, importante vitória

As eleições legislativas de 26 de Setembro na Venezuela tiveram um vencedor claro. A aliança revolucionária...
Em Foco

Uma intensa batalha ideológica

Desde o início do ano que o PCP está a assinalar o centenário da Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910, com a sua análise própria acerca do que representou para o povo e o País.

Presidenciais 2011

Uma campanha de massas, de esclarecimento e participação

A Comissão Nacional da Candidatura de Francisco Lopes à Presidência da República esteve reunida no domingo, num hotel de Lisboa. Com uma composição ampla, do ponto de vista sectorial e regional, a Comissão analisou diversos aspectos relacionados com a candidatura e debateu as principais linhas de intervenção para o futuro.

PCP

«Portugal não tem futuro se não produzir»

«Sem mais produção, sem mais criação de riqueza, sem um forte crescimento económico não há solução para o problema do défice das contas públicas, nem do emprego, nem solução para o pagamento da dívida externa», disse o secretário-geral do PCP nos comícios realizados em Avintes e Braga, iniciativas que inauguraram as acções de massas em torno da campanha «Portugal a Produzir» lançada pelo Partido.

Fortalecer ligação aos trabalhadores

A Célula da EMEF-Barreiro reuniu no dia 25 de Setembro a sua Assembleia de Organização, que analisou e debateu os problemas do Sector Ferroviário.

Cimentar a unidade, mobilizar para a luta

Um pouco por todo o País, os comunistas intervêm no dia-a-dia das empresas e sectores, cuidando da unidade dos trabalhadores e mobilizando-os para a luta em defesa dos seus direitos.

Ingerência da OCDE

O PCP considera uma «ingerência externa» as recomendações feitas pela OCDE ao Governo português a...
Trabalhadores

Ampliar a luta dos trabalhadores

Após a jornada nacional de ontem - com duas grandes manifestações a perspectivarem-se para o Porto e para Lisboa, com início marcado para depois da hora de fecho da nossa edição -, reúne-se hoje o Conselho Nacional da CGTP-IN, que deverá decidir o prosseguimento da luta. Ao Avante! os coordenadores das duas uniões de sindicatos dos distritos onde o protesto ia mostrar-se nas ruas salientaram, como sentimento expresso durante a preparação desta jornada, a necessidade de prosseguir e ampliar a luta, dando-lhe outra dimensão.

Governo forçado a ceder

Ao segundo dia da concentração iniciada, dia 23, diante do Ministério da Administração Interna, para exigir o descongelamento de 1500 promoções, o Governo foi forçado a ceder.

CGTP-IN celebra 40 anos

A grande assembleia de amanhã, que promete encher a Aula Magna, em Lisboa, marca o arranque de uma série de iniciativas dedicadas ao 40.º aniversário da CGTP-IN, em íntima ligação com o combate presente.

 

Repudiar mais perdas

Só a luta dos trabalhadores da Administração Pública poderá impedir uma ainda maior degradação das suas condições de vida e de trabalho, considerou a cimeira da Frente Comum que apelou à participação na jornada de luta de ontem.

Tostões contra milhões

Os trabalhadores de empresas do Grupo Amorim estiveram ontem em luta, exigindo salários justos, e iam integrar-se na manifestação da CGTP-IN no Porto.

 

Greve em marcha nos transportes

Representantes dos trabalhadores de várias empresas do sector dos transportes admitiram avançar para a greve, caso o Governo...

Dia Mundial dos Professores

Por este ano coincidir com inúmeros eventos em torno do centenário da implantação da República, a Fenprof...
Assembleia da República

Aprofundar o sentido de progresso

Aprofundar e recuperar «princípios fundamentais» da nossa Lei Fundamental, aperfeiçoando-a simultaneamente através de disposições que reflictam «novas preocupações e realidades» e acentuem o seu sentido de progresso, eis as linhas mestras que nortearão o projecto de revisão constitucional a apresentar oportunamente pelo PCP.

Atropelos à soberania

PS, PSD e CDS/PP inviabilizaram um voto de protesto apresentado pelo PCP contra a imposição de «visto prévio» da União Europeia aos orçamentos dos Estados.

Rumo desastroso

O ministro das Finanças afirmou no Parlamento que o Governo tenciona no próximo Orçamento do Estado «cortar...

Melhorar as condições

O voto contra do PS e do PSD (CDS absteve-se) inviabilizaram na passada semana iniciativas do PCP e BE propondo a redução do...
Nacional

Portugal contra a Cimeira da NATO

A Campanha «Paz Sim! NATO não!» apela a todos os cidadãos defensores da paz a participarem na manifestação que se vai realizar no dia 20 de Novembro, em Lisboa, contra a Cimeira da NATO em Portugal.

Centenário da Revolução Republicana

No ano em que se comemoram os 100 anos da República Portuguesa, as autarquias CDU do distrito de Setúbal estão a dinamizar um conjunto diversificado de iniciativas como exposições, espectáculos e acções em escolas.

Impostos demasiado elevados

Na última Assembleia Municipal de Ponte de Lima, Sandra Fernandes, eleita da CDU, alertou para o facto de as colectas do Imposto...
Europa

Novas greves em Outubro

As oito centrais sindicais francesas convocaram para Outubro duas novas jornadas de luta em todo país, dando continuidade ao protesto gigante de dia 23, que voltou a mobilizar cerca de três milhões de pessoas em 231 cidades.

Gregos contra carestia

Milhares de trabalhadores gregos saíram às ruas, dia 23, em protesto contra os novos aumentos da electricidade, combustíveis e do IVA.

Rapinar, rapinar sempre

Aproveitando as cerimónias dos atentados de 2001 contra as «torres gémeas», em Nova Iorque (EUA), os meios de...
Internacional

Vitória do povo venezuelano

A aliança eleitoral entre o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e o Partido Comunista da Venezuela (PCV) obteve a maioria dos deputados na Assembleia Nacional do país. Em relação às últimas eleições a que concorreu, a oposição perdeu 20 deputados.

Pacifistas alvo de buscas nos EUA

Agentes especiais do FBI fizeram buscas em casas de militantes pacifistas norte-americanos, a 24 de Setembro, no âmbito de uma investigação sobre a sua alegada ligação a «grupos terroristas».

Ingerência dos EUA comprovada

Documentos do Departamento de Estado dos Estados Unidos recentemente desclassificados através da Lei de Acesso à...
Argumentos
Pontos Cardeais

Economia

A Dona Economia volta a estar na berra. Chamam-lhe «Macro», mas é só apelido. E se a gente já tivesse...
TVisto

Sem relógio de pulso

Há homens com pouca sorte. Ou, pelo menos, que vivem momentos de manifesto azar. Por exemplo, Carvalho da Silva. Estava ele sentado no...
ATver

Trovas Antigas, Saudades Loucas

Prossegue na RTP-1 o contributo para a candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da...
Aconteceu

Em defesa da Linha do Tua

O Partido Ecologista «Os Verdes», em conjunto com outras entidades defensoras da Linha do Tua (Sindicato dos Trabalhadores do...

Catástrofe social

Em Santa Maria da Feira, em apenas um ano (de Agosto de 2009 a Agosto de 2010), o número de inscrições no centro de...

Homenagem a José Saramago

Chico Buarque e Pilar del Río participaram, quarta feira, em São Paulo, numa homenagem a José Saramago. Esta iniciativa...

Novo livro de Manuel Dias Duarte

No dia 23 de Setembro foi apresentado, na livraria Leya, em Lisboa, o novo trabalho de Manuel Dias Duarte, intitulado «Angelina, uma...

Números assustadores

Segundo um relatório da «Towards Universal Access», da responsabilidade da Organização Mundial da...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP     Campanha...

A semana em resumo

Frases

“Manuel Alegre quer Cavaco mais interventivo” (Chamada para entrevista com Manuel...