Projectos para as pessoas
A Câmara de Almada inaugurou, no dia 21 de Setembro, um novo parque de estacionamento com espaço gratuito para bicicletas e que terá um posto de carregamento de veículos eléctricos, no âmbito da Rede Piloto de Mobilidade Eléctrica MOBI-E.
O parque de estacionamento subterrâneo fica na avenida Bento Gonçalves, no Pragal, junto às bombas de abastecimento de combustíveis. Este é o primeiro de cinco novos parques de estacionamentos construídos pela autarquia a abrir ao público. Dispõe de 142 lugares e representa um investimento superior a dois milhões de euros.
Também em Setúbal, para assinalar o Dia da Mobilidade, foi inaugurado, na Avenida Luísa Todi, o primeiro ponto, de uma rede de 12, de carregamento de veículos eléctricos. Depois dos postos de carregamento lento – tempo de carga total de oito horas –, a Câmara de Setúbal deverá proceder também à instalação de pontos de carregamento rápido, que asseguram a carga total das baterias dos automóveis eléctricos em apenas 30 minutos.
No Barreiro, a autarquia, também da CDU, anunciou a elaboração de um projecto de rede ciclável para o concelho, que estará concluído no prazo de um ano. «É um documentode referência e orientador de uma rede para os utilizadores de bicicleta, quer a nível de lazer, desportivo e de deslocação para o trabalho. Queremos compatibilizar os modos suaves com a rede viária», disse à Lusa o vereador Rui Lopo.
O eleito explicou que este projecto vai também corrigir algumas situações que anteriormente não foram previstas e que serão definidos alguns eixos prioritários de execução. «Algumas intervenções urbanísticas já têm como requisito, na política da Câmara, a construção de ciclovias. Vão existir vários tipos de ciclovia, não apenas as passadeiras vermelhas», referiu. «Temos é que criar motivações para que as pessoas depois usem a rede, pois o mais difícil é alterar comportamentos nas pessoas. No fundo, será um plano de mobilidade de modos suaves de transporte», acrescentou.