Biografia de Francisco Lopes

Natural de Vinhó, no concelho de Arganil, Francisco Lopes tem 55 anos. Electricista de profissão, é funcionário do PCP.

Tirou o curso industrial de montador electricista na Escola Industrial Marquês de Pombal, tendo participado na actividade associativa no movimento estudantil no Instituto Industrial de Lisboa (actual ISEL) nos anos lectivos de 1972/73 e 1973/74.

Activista do Movimento Democrático, no plano estudantil e na base de Moscavide, participou no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, no Encontro da CDE em Santa Cruz e na acção política eleitoral de Outubro de 1973. Foi membro da União dos Estudantes Comunistas (UEC) em 1973 e 1974 e é membro do PCP desde 1974.

Trabalhador na Applied Magnetics, foi membro da Comissão de Trabalhadores e da célula do PCP dessa empresa, tendo participado na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa.

Membro do Comité Central do PCP desde o IX Congresso (1979), foi eleito em 1988, no XII Congresso, membro suplente do Secretariado do Comité Central do PCP. Membro da Comissão Política e do Secretariado do CC desde o XIII Congresso, em 1990, é responsável pela Área do Movimento Operário, Sindical e das Questões Laborais e pelas Questões da Organização Partidária. É deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal.



Mais artigos de: Em Foco

Dar mais força à luta em defesa dos direitos

O Comité Central do PCP, reunido a 24 de Agosto de 2010, analisou os aspectos mais recentes da situação económica e social do País e da ofensiva que o Governo PS e o PSD têm acentuado a pretexto da crise bem como o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e das populações em defesa do emprego, melhores salários, direitos sociais e acesso a serviços públicos. O Comité Central debateu e decidiu, no desenvolvimento da sua anterior deliberação, da candidatura a apresentar pelo PCP às eleições presidenciais de Janeiro de 2011 e estabeleceu as linhas essenciais da acção e iniciativa política do Partido para responder de forma integrada às exigências que o reforço da sua organização, o desenvolvimento da luta de massas e as batalhas políticas e eleitorais colocam para o próximo futuro.

Uma candidatura vinculada aos valores de Abril

A decisão do Comité Central foi comunicada aos jornalistas pelo Secretário-geral do PCP na tarde de anteontem. Francisco Lopes fez, pouco depois, uma primeira declaração como candidato à Presidência da República, que transcrevemos na íntegra. A apresentação formal da candidatura está marcada para 10 de Setembro.