Biografia de Francisco Lopes
Natural de Vinhó, no concelho de Arganil, Francisco Lopes tem 55 anos. Electricista de profissão, é funcionário do PCP.
Tirou o curso industrial de montador electricista na Escola Industrial Marquês de Pombal, tendo participado na actividade associativa no movimento estudantil no Instituto Industrial de Lisboa (actual ISEL) nos anos lectivos de 1972/73 e 1973/74.
Activista do Movimento Democrático, no plano estudantil e na base de Moscavide, participou no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, no Encontro da CDE em Santa Cruz e na acção política eleitoral de Outubro de 1973. Foi membro da União dos Estudantes Comunistas (UEC) em 1973 e 1974 e é membro do PCP desde 1974.
Trabalhador na Applied Magnetics, foi membro da Comissão de Trabalhadores e da célula do PCP dessa empresa, tendo participado na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa.
Membro do Comité Central do PCP desde o IX Congresso (1979), foi eleito em 1988, no XII Congresso, membro suplente do Secretariado do Comité Central do PCP. Membro da Comissão Política e do Secretariado do CC desde o XIII Congresso, em 1990, é responsável pela Área do Movimento Operário, Sindical e das Questões Laborais e pelas Questões da Organização Partidária. É deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Setúbal.