Local de encontro com os trabalhadores e os povos de todo o mundo, o Espaço Internacional da Festa do Avante! permite aos visitantes contactarem com dezenas de partidos comunistas e operários e outras organizações, e com as sua persistente luta contra o imperialismo, pelo progresso e a emancipação social.
O ano de 2010 fica marcado pela intensificação da guerra imperialista no Afeganistão e, num quadro de aprofundamento da crise do sistema, pela consolidação da possibilidade de novas aventuras belicistas ao serviço dos interesses do grande capital.
Apesar disso e face ao agravamento da exploração, à deterioração das condições de vida das amplas massas trabalhadoras, às tentativas de imposição de regressões civilizacionais e às persistentes investidas contra direitos laborais, sociais e políticos duramente conquistados pelos trabalhadores em heróicas jornadas, a resistência dos povos tem-se feito sentir, demonstrando que, a par de enormes perigos e dificuldades, subsistem enormes potencialidades de luta transformadora, como, aliás, sublinhou atempadamente o PCP.
Neste contexto, a exposição política patente na praça central do Espaço Internacional é este ano dedicada à luta contra o imperialismo, o militarismo e a NATO. Em grande destaque vai estar a cimeira da Aliança Atlântica, agendada para Novembro em Lisboa, e em particular a acção do PCP no quadro da Campanha «Paz Sim! NATO Não!», integrada igualmente por muitas outras organizações políticas e sociais nacionais.
Durante três dias os visitantes do Espaço Internacional têm ainda a possibilidade de conhecer melhor a situação concreta de cada país, trocar ideias e, sobretudo, exercer a fraternal solidariedade que caracteriza os comunistas, conscientes de que, dessa forma, estarão a reforçar os laços com os povos e os trabalhadores, seus irmãos de classe.
Restaurantes e bares
O Espaço Internacional também se destaca pela grande paleta de sabores e cheiros que coloca à disposição dos visitantes da Festa do Avante!. Sem percorrer longas distâncias, é possível encontrar nos bares e restaurantes uma diversificada oferta da gastronomia de diversos países.
Para os que pretendem tomar uma bebida, fazer uma refeição elaborada ou uma congénere mais rápida, a dificuldade reside na escolha entre os restaurantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Espanha, Itália, Moçambique, Sahara Ocidental, Timor Leste, Uruguai; ou os bares do Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Palestina, Uruguai, Peru ou Portugal (Espaço da Paz, Bar da Solidariedade, Associação de Amizade Portugal-Cuba e Associação Iuri Gagárin).
Artesanato das quatro cantos do mundo
Nos vários pavilhões patentes no Espaço Internacional, os visitantes da Festa do Avante! poderão adquirir artesanato oriundo dos quatro cantos do mundo. Os stands de Angola, Cabo Verde, Chile, China, Coreia, Cuba, Moçambique, Palestina, Peru, Timor Leste, Uruguai e a Associação Iuri Gagárin têm patente peças que, para além da história e cultura singulares que encerram, são feitas com precisão e mestria por mãos trabalhadoras.
Palco Solidariedade
Situado na praça central da Cidade Internacional, o Palco Solidariedade apresenta, durante os três dias da Festa do Avante!, um vasto e diversificado programa, donde se destacam os três debates abordando temas candentes da actualidade. Em discurso directo, a luta e resistência dos povos passa por ali, partindo depois com cada um dos participantes e engrossando, desta forma, o caudal de esclarecimento e mobilização das massas.
Mas porque para haver Festa também é necessário haver música, pelo palco instalado no Espaço Internacional vão passar, generosamente, os mais diversos géneros e origens sonoras, aos quais se associam a dança tradicional e a dança contemporânea, os bombos e os desfiles, ladeados pela poesia.
Programação
Sexta-Feira – 3 de Setembro
19:00 – ZPX – Rock
20:00 – Bang Balan – Música Africana
21:00 – António Olaio – Poesias de Mário de Sá Carneiro
22:00 – Filipe Narciso – Música portuguesa e de intervenção
23:00 – Almariados – Rock
Sábado – 4 de Setembro
14:30 – Debate «América Latina – Resistência e luta revolucionária», com:
Luís Carapinha – Membro da Secção Internacional do PCP
Representante do Partido Comunista do Brasil
Representante do Partido Comunista de Cuba
Representante do Partido Comunista da Venezuela
16:15 – «Más vale tarde que nunca» – Rumba e música revolucionária da Catalunha
17:30 – Debate «A crise do capitalismo na Europa e a União Europeia», com:
Ângelo Alves – Membro da Comissão Política do CC do PCP
Graciete Cruz – Membro do Comité Central do PCP, Dirigente Sindical
Sérgio Ribeiro – Membro do Comité Central do PCP, Economista
João Ferreira – Deputado ao Parlamento Europeu
Representante do Partido Comunista de Espanha
Representante do Partido Comunista da Grécia
20:00 – Projecto ATMA – Música étnica/fusão
21:00 – Gli tre Portoguese
22:00 – Charanga – Música Folclórica experimental electrónica
23:00 – Maligna – Catalunha
Domingo – 5 de Setembro
14:30 – Debate “Imperialismo, energia e militarismo”
Pedro Guerreiro – Membro do Comité Central do PCP
Jorge Cadima – Membro da Secção Internacional do PCP
Luís Vicente – Vice-Presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação
Representante do Partido Comunista Britânico
16:15 – Stonebones & Badspaghetti – Bluegrass
17:00 – Concentração para o desfile do comício da Festa do Avante!
20:15 – Flawed Cowboys – Música norte-americana
21:15 – Roncos dos Diabo e os Bombos de S. Sebastião
Fora do Espaço Internacional, a solidariedade para com a luta e resistência dos povos do mundo também é uma constante, expressando-se mesmo, não raramente, de forma expontânea em convívios e conversas entre amigos e camaradas. Este ano, tal como em anteriores edições da Festa do Avante, quatro momentos especialmente programados com esse objectivo assinalam outras tantas causas.
Em Setúbal, às 18h30 de Sábado, frente ao palco daquela Organização Regional do PCP, a solidariedade para com a revolução cubana vai estar em destaque. No mesmo dia, no Espaço da OR de Santarém, às 17h00, o destaque vai para a luta do povo da Palestina.
Ainda no Sábado, às 11h30, a solidariedade para com o povo cipriota expressa-se no Espaço da OR do Porto, enquanto que pela tarde, em Lisboa, sublinha-se a resistência e as aspirações do povo saharauí.
A Festa do Avante! acolhe este ano mais de quatro dezenas de delegações de partidos comunistas e operários de todo o mundo. Com pavilhão no Espaço Internacional, estarão as seguintes organizações:
Partido Comunista Alemão
A Esquerda (Alemanha)
MPLA (Angola)
Partido Comunista da Bolívia
Partido dos Trabalhadores (Brasil)
Partido Comunista do Brasil
PAICV (Cabo Verde)
Partido Comunista do Chile
Partido Comunista da China
AKEL (Chipre)
Partido Comunista Colombiano
Partido do Trabalho da RPD da Coreia
Partido Comunista de Cuba
FMLN (El Salvador)
Partido Comunista de Espanha
Bloco Nacionalista Galego
Partido dos Comunistas da Catalunha
Partido Comunista da Grã-Bretanha
Partido Comunista da Grécia
Partido do Povo do Irão
Partido dos Comunistas Italianos
Partido da Refundação Comunista (Itália)
FRELIMO (Moçambique)
OLP (Palestina)
Partido Comunista Peruano
Frente Polisário (Sahara Ocidental)
FRETILIN (Timor Leste)
Partido Comunista da Turquia
Partido Comunista do Uruguai
Partido Comunista da Venezuela
Outras organizações e colectivos
Associação de Amizade Portugal-Cuba
Associação Iuri Gagárine (Portugal)
Activistas do PCP no Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC)