Aumento nas Lajes já!
O PCP reclama a imediata implementação dos aumentos salariais dos trabalhadores da Base das Lajes nos Açores. Num comunicado da Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores, de 5 de Agosto, os comunistas consideram inadmissível o atraso na implementação destes aumentos, lembrando a capitulação dos governos regional e nacional ao aceitarem um novo acordo laboral que «apenas veio legalizar os incumprimentos das autoridades norte-americanas e ao qual o PCP sempre se opôs».
Os comunistas lembram que esse acordo, que deveria «simplificar» e «clarificar» a questão dos aumentos, «afinal de nada serviu, em face do continuado incumprimento por parte dos EUA». Revelador do que considera ser um «profundo desrespeito pelos trabalhadores» é, para o PCP, o facto de estes terem tomado conhecimento da posição do Governo Regional pela comunicação social. E acrescenta: «A atitude de tentar atirar responsabilidades de uma parte para outra em nada dignifica a posição portuguesa e os trabalhadores da Base.»
O PCP reafirma que «não desistirá de lutar pela revogação deste Acordo e pela reposição do inquérito salarial, bem como de outros direitos de há muito reivindicados pelos trabalhadores».